PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9115
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: RE-INVENTAR - Centro de Apoio Profissionalizante para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social
Autor(es): Lima, Diovanna da Silva
Primeiro Orientador: Cheregati, Jesus Henrique
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Camilla Pompêo de Camargo e
metadata.dc.contributor.referee2: Ferrante, Isabela Paiva Gomes
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Pedro Henrique Máximo
Resumo: E s t e t r a b a l h o p r o p õ e a c r i a ç ã o d e u m a e s c o l a p r o f i s s i o n a l i z a n t e i n t e g r a d a a u m a r e d e d e a p o i o p a r a m u l h e r e s e m s i t u a ç ã o d e v u l n e r a b i l i d a d e s o c i a l , s i t u a d a n o S e t o r F a i ç a l v i l l e , e m G o i â n i a ( G O ) . A p r o p o s t a s u r g e d i a n t e d o c e n á r i o p e r s i s t e n t e d e d e s i g u a l d a d e s e d u c a c i o n a i s , e c o n ô m i c a s e s o c i a i s q u e a f e t a m m u l h e r e s n e g r a s , p e r i f é r i c a s , t r a n s , i d o s a s , c o m d e f i c i ê n c i a e e g r e s s a s d o s i s t e m a p r i s i o n a l . A t r a v é s d e f u n d a m e n t a ç ã o t e ó r i c a , a n á l i s e h i s t ó r i c a e d i a g n ó s t i c o s t e r r i t o r i a i s , o p r o j e t o i d e n t i f i c a a u r g ê n c i a d e p o l í t i c a s u r b a n a s q u e p r o m o v a m o a c e s s o à q u a l i f i c a ç ã o p r o f i s s i o n a l e a u t o n o m i a e c o n ô m i c a . O e s t u d o d e s t a c a o p a p e l d a s r e d e s d e a p o i o i n t e r s e t o r i a i s c o m o f e r r a m e n t a s d e e n f r e n t a m e n t o d a f e m i n i z a ç ã o d a p o b r e z a e d a e x c l u s ã o e d u c a c i o n a l . A a r t i c u l a ç ã o e n t r e a r q u i t e t u r a , a s s i s t ê n c i a s o c i a l e p o l í t i c a s p ú b l i c a s s e c o n c r e t i z a e m u m a p r o p o s t a q u e u n e i n c l u s ã o , a c o l h i m e n t o e e m a n c i p a ç ã o , o f e r e c e n d o à s m u l h e r e s r e a i s c o n d i ç õ e s d e r e c o n s t r u ç ã o d e s u a s t r a j e t ó r i a s .
Abstract: T h i s w o r k p r o p o s e s t h e c r e a t i o n o f a v o c a t i o n a l s c h o o l i n t e g r a t e d w i t h a s u p p o r t n e t w o r k f o r w o m e n i n s i t u a t i o n s o f s o c i a l v u l n e r a b i l i t y , l o c a t e d i n t h e F a i ç a l v i l l e s e c t o r o f G o i â n i a ( G O ) , B r a z i l . T h e p r o j e c t r e s p o n d s t o o n g o i n g s t r u c t u r a l i n e q u a l i t i e s i n e d u c a t i o n , i n c o m e , a n d a c c e s s t h a t a f f e c t B l a c k , p e r i p h e r a l , t r a n s g e n d e r , e l d e r l y , d i s a b l e d , a n d f o r m e r l y i n c a r c e r a t e d w o m e n . B a s e d o n t h e o r e t i c a l f o u n d a t i o n s , h i s t o r i c a l c o n t e x t , a n d t e r r i t o r i a l d i a g n o s i s , t h e p r o p o s a l h i g h l i g h t s t h e u r g e n t n e e d f o r u r b a n p o l i c i e s t h a t p r o m o t e p r o f e s s i o n a l t r a i n i n g a n d e c o n o m i c a u t o n o m y . T h e s t u d y e m p h a s i z e s t h e i m p o r t a n c e o f i n t e r s e c t o r a l s u p p o r t n e t w o r k s a s e s s e n t i a l t o o l s i n c o m b a t i n g t h e f e m i n i z a t i o n o f p o v e r t y a n d e d u c a t i o n a l e x c l u s i o n . T h e i n t e g r a t i o n o f a r c h i t e c t u r e , s o c i a l a s s i s t a n c e , a n d p u b l i c p o l i c y i s m a t e r i a l i z e d i n a p r o p o s a l t h a t f o s t e r s i n c l u s i o n , d i g n i t y , a n d e m p o w e r m e n t , o f f e r i n g w o m e n t h e m e a n s t o t h e i r l i v e s .
Palavras-chave: educação, vulnerabilidade, mulheres, rede de apoio, qualificação profissional
education, social vulnerability, women, support networks, vocational training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9115
Data do documento: 9-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CADERNO TÉORICO - FINAL - DIOVANNA S. LIMA (5).pdf137,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RE-INVENTAR (3).pdf160,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador