PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/905
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aspectos gerais das boas práticas na criação de equinos
Autor(es): Ribeiro, Ariane Avelar
Primeiro Orientador: Taveira, Rodrigo Zaiden
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira Neto, Osvaldo
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Laudicéia Oliveira da
Resumo: O bem-estar animal é de extrema importância para se ter um bom desempenho do animal, estando diretamente ligado à criação racional. Uma boa interação entre eles é indispensável para se tem um grau de bem-estar elevado. O manejo adotado no seu sistema de criação varia de acordo com a finalidade a qual é destinado, devendo ser adotado boas práticas para garantir a segurança da pessoa que está lidando com o animal e o bem-estar do animal. Com a estabulação a alimentação passou a ser a base de feno e concentrado, sendo controlada em quantidade e horário de fornecimento, podendo prejudicar o bem estar metabólico dos mesmos. No que diz respeito ao transporte, deve ser feito com a densidade e orientação adequada, devendo se atentar também para o tempo da viagem afim de melhorar a condição do animal nesse período. Quando não se realiza o manejo considerando as boas práticas o cavalo pode apresentar comportamento estereotipado, o que demonstra ausência de bem-estar. As estereotipias são movimentos repetitivos sem função que o animal manifesta diante de uma tentativa de minimizar o estado estresse e sofrimento. O estereótipo compromete a saúde, diminui o desempenho e em alguns casos causa a perda do animal. Na criação de equinos esses distúrbios desvalorizam o animal e sua genética podendo torna a criação inviável. As boas práticas de manejo na criação de equinos devem nortear toda as etapas da criação dos animais.
Palavras-chave: Bem estar animal
Cavalos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/905
Data do documento: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARIANE TCC FINALL.pdf768,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador