PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/895
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bioconcreto: autocicatrização do concreto pelo processo de biomineralização realizado por bactérias
Autor(es): Koga, Dyennifer Sakamoto
Santos, Lorrany Marques
Primeiro Orientador: Nunes, Wesley Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Jucá, Tatiana Renata Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Castro, Rodrigo Martinez
Resumo: O concreto é o material construtivo mais utilizado do mundo, porém as estruturas têm apresentado necessidades de investimentos com manutenções devido às patologias pertinentes a este material construtivo. As aberturas superficiais, como as microfissuras, fissuras e trincas, correspondem às manifestações patológicas mais comuns em elementos estruturais de concreto, contribuindo para a perda significativa de desempenho e durabilidade no decorrer do tempo. Neste contexto, como solução para combater a perda de desempenho e, consequentemente, a redução da vida útil estrutural, surge o bioconcreto, produzido com adição de bactérias que produzem carbonato de cálcio (CaCO3) através do processo de biomineralização, processo pelo qual ocorre a autorreparação das aberturas superficiais. O pesquisador e microbiologista Hendrik Marius Jonkers foi o precursor do bioconcreto e observou que se as bactérias fossem adicionadas diretamente na mistura elas teriam seu tempo de vida limitado, surgindo então a ideia de encapsulamento das bactérias em partículas de argila expandida. Em experimentos realizados, os quais foram objeto de estudo para elaboração do presente artigo, foi possível comprovar que os corpos de prova com adição de bactérias do gênero Bacillus tiveram capacidade de selar totalmente as fissuras superficiais. Ante a extrema relevância do assunto, realizou-se uma revisão bibliográfica exploratória pertinente à autorreparação do concreto. Os resultados finais dos experimentos levantados e analisados são apresentados no presente estudo, o que possibilitou avaliar a eficácia e aplicabilidade do bioconcreto, quanto ao desempenho e durabilidade das estruturas executadas com este material construtivo.
Palavras-chave: Bioconcreto
Fissuras
Aberturas superficiais
Bacillus
Autorreparação
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Engenharia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/895
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho_TCC2_57_Dyennifer_&_Lorrany.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_Autoriz_TCC2_57_Dyennifer_&_Lorrany.pdf385,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador