PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Bryan Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-17T00:11:22Z-
dc.date.available2025-06-17T00:11:22Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8943-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumidor; Modernidade líquida; Direito do consumidor; Sociedade de consumo; Bauman.pt_BR
dc.titleDA PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR NA ATUAL SOCIEDADE DE CONSUMO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OBRA DE BAUMANpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moi, Fernanda de Paula Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1313-0790pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605188472577977pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, André Luiz Aidarpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9823050322387101pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo propõe uma reflexão crítica sobre a proteção do consumidor no contexto da sociedade de consumo contemporânea, tomando como referencial teó-rico a obra do sociólogo Zygmunt Bauman. A partir do conceito de modernidade líquida, em que as relações sociais e econômicas são marcadas pela fluidez, ins-tabilidade e efemeridade, discute-se como o consumidor passou a ocupar uma po-sição central, porém vulnerável. Observa-se que o direito do consumidor, especi-almente no Brasil com o advento do Código de Defesa do Consumidor (CDC), bus-ca reequilibrar as relações de consumo, mas enfrenta limitações diante da comple-xidade da economia digital, da obsolescência programada e da manipulação mer-cadológica. A metodologia empregada é bibliográfica e qualitativa, com análise de obras doutrinárias, documentos legais e estudos empíricos sobre o comportamento do consumidor. Conclui-se que a efetivação da proteção do consumidor depende não apenas da aplicação da lei, mas de uma transformação cultural que compre-enda o consumo sob a perspectiva ética e cidadã.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADOpt_BR
dc.degree.graduationDireitopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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