PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Guilherme Donizetti Silva dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T21:17:05Z-
dc.date.available2024-12-19T21:17:05Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8755-
dc.description.abstractThis research analyzed the working hours of executive aviation pilots and their direct impact on operational safety. Through an extensive review of the literature and analysis of data from the SIPAER Panel, a significant gap in knowledge on the subject was identified in the national context. The research highlighted fatigue as a critical factor in the occurrence of accidents in executive aviation, due to the flexible nature of operations and the possibility of long and night flights. To mitigate these risks, interventions were proposed, such as the implementation of a tool that measures time on the SIGMA platform and the creation of a more intransigent inspection system. The research highlights the need for collaboration between all stakeholders, including ANAC, airlines and unions, for the effective implementation of the proposed measures. It is concluded that the working hours of pilots are a determining factor for the operational safety of executive aviation and that future studies are needed to deepen knowledge on the subject and evaluate the effectiveness of the suggested interventions.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornada de trabalhopt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectAviaçãopt_BR
dc.subjectAcidentept_BR
dc.titleImpacto do excesso de jornada de trabalho na segurança e desempenho operacional na aviação executivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Humberto Césarpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Marcos Cristiano dospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2178386749216631pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa se aprofundou na análise da jornada de trabalho de pilotos da aviação executiva e seus impactos diretos na segurança operacional. Através de uma revisão extensiva da literatura e da análise de dados do Painel SIPAER, identificou-se uma lacuna significativa no conhecimento sobre o tema no contexto nacional. A pesquisa evidenciou a fadiga como um fator crítico para a ocorrência de acidentes na aviação executiva, devido à natureza flexível das operações e a possibilidade de voos longos e noturnos. Para mitigar esses riscos, foram propostas intervenções, como a implementação de uma ferramenta que cronometre o tempo na plataforma SIGMA e a composição de um sistema de fiscalização mais intransigente. A pesquisa evidencia a necessidade da colaboração entre todos os agentes envolvidos, incluindo a ANAC, empresas aéreas e sindicatos, para a inserção eficaz das medidas propostas. Conclui-se que a jornada de trabalho dos pilotos é um fator determinante para a segurança operacional da aviação executiva e que estudos futuros são necessários para aprofundar o conhecimento sobre o tema e avaliar a fim de identificar a eficiência das intervenções sugeridas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC- GUILHERME DONIZETTI.pdf230,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador