PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8725
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do comportamento do consumidor em Marketplaces: fatores determinantes na decisão de compra
Título(s) alternativo(s): Analysis of consumer behavior in Marketplaces: determinant factors in purchase decision
Autor(es): Pires, Rafaela Schmidt
Primeiro Orientador: Rosa, Celso Orlando
metadata.dc.contributor.referee1: Jardim, Eugênio de Britto
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Vanessa Pazzini
Resumo: Este trabalho visou analisar o comportamento do consumidor e os fatores determinantes na decisão de compra em marketplaces, com ênfase em três fatores principais: preço, avaliações de clientes e percepção da qualidade do produto. A pesquisa buscou detectar como esses fatores influenciam a decisão de compra dos consumidores, sobretudo pós pandemia, onde o comércio eletrônico se alavancou. A metodologia utilizada foi quantitativa, com a aplicação de questionários a 40 consumidores de marketplaces, procurando compreender suas atitudes e preferências em relação aos fatores abordados. Os dados obtidos foram utilizados para identificação de padrões e tendências, sendo apresentados descritivamente, com gráficos. Os resultados evidenciaram que preço, avaliações dos clientes e qualidade do produto são fatores cruciais para decisão de compra, sendo priorizados pelos consumidores ao escolherem um produto. As avaliações positivas se mostraram essenciais para desenvolver confiança nos compradores, e as descrições detalhadas dos produtos afetaram diretamente a percepção de qualidade. Este estudo colabora para um maior entendimento do comportamento do consumidor em marketplaces, fornecendo insights valiosos para empresas que visam otimizar suas estratégias de marketing e vendas no ambiente digital.
Abstract: This study aimed to analyze consumer behavior and the determining factors in purchasing decisions in marketplaces, with an emphasis on three main factors: price, customer reviews, and product quality perception. The research sought to detect how these factors influence consumers' purchasing decisions, especially post-pandemic, when e-commerce experienced significant growth. The methodology used was quantitative, with the application of questionnaires to 40 marketplace consumers, aiming to understand their attitudes and preferences regarding the factors addressed. The data collected were used to identify patterns and trends, being presented descriptively with graphs. The results showed that price, customer reviews, and product quality are crucial factors in the purchasing decision, with consumers prioritizing them when choosing a product. Positive reviews were found to be essential in building trust with buyers, and detailed product descriptions directly affected the perception of quality. This study contributes to a greater understanding of consumer behavior in marketplaces, providing valuable insights for companies aiming to optimize their marketing and sales strategies in the digital environment.
Palavras-chave: Marketplace
Consumidor
Comércio eletrônico.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8725
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão do curso- Rafaela Schmidt.pdf961,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador