PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atuação fonoaudiológica com o idoso afásico: intervenção e abordagens
Título(s) alternativo(s): Phonoaudiological performance with the phaseician elderly: intervention and ap-proaches
Autor(es): Barros, Ingrid Maria Santos
Primeiro Orientador: Fernandes, Sandra de Freitas Paniago
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Eliana Souza da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Marcos Henrique
Resumo: A afasia é um distúrbio da comunicação, que afeta com mais prevalência pacientes idosos com algumas intercorrências, como o acidente vascular encefálico. O indiví-duo com a afasia necessita de uma reabilitação multiprofissional, a fim de diminuir os efeitos do distúrbio e restaurar as funções comunicativas. Objetivo: O objetivo geral deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, mostrando como a fonoterapia pode ser eficiente no tratamento da afasia no idoso. Especifica-mente pretendeu-se descrever as abordagens terapêuticas e como as técnicas de intervenção estão ligadas na melhoria da cognição e/ou linguagem. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, com abordagem qualitativa, sem recorte temporal. Resultados: Dos dez estudos analisados, dois fazem análise dos fatores de risco do idoso para a afasia, quatro mostraram métodos de interven-ção terapêutica, outros quatro estudos apontaram a eficácia da intervenção fonoau-diológica. Verificou-se que a afasia é um distúrbio da linguagem, sua principal cau-sa é o acidente vascular encefálico e os pacientes com maiores riscos são homens idosos com hipertensão arterial sistêmica e cardiopatias. Este distúrbio é amplamen-te dividido em dois grupos: recepção e expressão. Foram identificadas abordagens teóricas definidas como linguística, tradicional e cognitiva. Tais abordagens alicer-çam a prática fonoaudiológica, porém não foi feita uma comparação, para definir a melhor ou mais eficiente. Conclusão: Cabe ao fonoaudiólogo aplicar métodos e técnicas que melhor se adequam à sua concepção. É de fundamental importância a participação do Fonoaudiólogo tanto no processo de diagnóstico quanto no proces-so de reabilitação e readaptação das pessoas nessa condição.
Abstract: Aphasia is a communication disorder that most frequently affects elderly patients with some complications, such as stroke. The individual with aphasia needs multi-disciplinary rehabilitation in order to reduce the effects of the disorder and restore communicative functions. Objective: The general objective of this work is to carry out a literature review of the narrative type, showing how speech therapy can be effi-cient in the treatment of aphasia in the elderly. Specifically it was pretended to de-scribe how therapeutic approach and how intervention techniques are linked in im-proving cognition and / or language. Methodology: this is a bibliographic review of the narrative type, with a qualitative approach, with no time frame. Results: Of the ten studies stimulated, two analyzed the risk factors of the elderly for aphasia, four studies indicated therapeutic intervention, another four studies pointed out the ef-fectiveness of speech-language intervention. It was found that aphasia is a lan-guage disorder, its main cause is stroke and patients at greatest risk are elderly men with systemic arterial hypertension and heart disease. This disorder is broadly divid-ed into two groups: reception and expression. The theoretical approaches defined as linguistic, traditional and cognitive were approached. Such approaches underpin speech therapy practice, however a comparison was not made to define the best or most efficient. Conclusion: It is up to the speech therapist to apply methods and techniques that best suit his conception. It is of fundamental importance the partici-pation of the Speech-Language Pathologist both in the diagnosis process and in the process of rehabilitation and readaptation of people in this condition.
Palavras-chave: Idoso
AVC
Fonoaudiologia
Afasia elderly
Stroke
Speech therapy
Aphasia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/870
Data do documento: 8-Dez-2020
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