PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8690
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Enfermeiros e a rede de apoio para puérperas durante o aleitamento materno exclusivo: revisão de literatura
Autor(es): Silva, Marcela Batista da
Primeiro Orientador: Matão, Maria Eliane Liégio
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Isolina de Lourdes Rios
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Andreia Gontijo da Silva
Resumo: Introdução: A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que o aleitamento materno exclusivo seja mantido durante os primeiros seis meses de vida da criança, considerando-o essencial para o desenvolvimento saudável do bebê. Objetivo: Descrever como a literatura enfoca a participação de enfermeiros na rede de apoio à puérperas para manutenção da amamentação exclusiva. Aspectos Metodológicos: Trata-se de um estudo do tipo revisão da literatura com abordagem qualitativa, utilizando como fontes de dados as bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO). A pesquisa focou em textos completos publicados entre 2018 e 2023, disponíveis em português, inglês e espanhol, para garantir a atualidade e a relevância das informações analisadas sobre o aleitamento materno. Resultados: Os resultados evidenciam que fatores como a sensação de insuficiência de leite, a pressão para retornar ao trabalho, dor, cansaço excessivo e a ausência de uma rede de apoio sólida são elementos determinantes que prejudicam a prática da amamentação exclusiva. Complementarmente, identificou-se a demanda por abordagens de educação em saúde para os enfermeiros que sejam políticas de saúde pública mais efetivas para a educação e a rede de apoio realizada. Considerações Finais: O aleitamento materno exclusivo é fortemente impactado pela orientação oferecida pelos enfermeiros. A promoção eficaz dessa prática requer uma abordagem estratégias de educação em saúde direcionadas aos profissionais de enfermagem, com o intuito de aprimorar suas práticas e oferecer suporte adequado às mães.
Palavras-chave: Amamentação
Amamentação (puérperas)
Amamentação exclusiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8690
Data do documento: 12-Dez- 12
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC III Marcela Batista - versão Final.pdf637,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo Autoriz Publicaç Marcela Batista.pdf580,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador