PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8689
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Importância do pré-natal na prevenção dos desfechos de prematuridade
Autor(es): Almeida, Lucelis Costa
Primeiro Orientador: Matão, Maria Eliane Liégio
metadata.dc.contributor.referee1: Resende, Elisangela Euripedes
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Luciene Cunha
Resumo: INTRODUÇÃO: A prematuridade ocorre quando há interrupção da gravidez antes período apropriado para o desenvolvimento completo do feto. Diversos fatores podem levar ao desencadeamento do parto prematuro, especialmente os diretamente ligados a gravidez. O pré-natal foi desenvolvido com a finalidade de dar assistência durante a gestação para conhecimento desses fatores e das condições do desenvolvimento gestacional e nascimento, a fim de intervir riscos e complicações. Este estudo se justifica por cumprir um papel educativo e informativo baseado em evidências cientificas no âmbito acadêmico e profissional e garante ao leitor aprendizagem, além de mostrar as consequências da deficiência no número de consulta pré-natais que refletem diretamente na saúde da mãe e do feto. O desenvolvimento deste trabalho foi motivado pelo interesse de contribuir para a promoção de condições favoráveis para uma gravidez bem-sucedida, pois sublinha que a necessidade de monitorização e suporte durante o parto são cruciais. OBJETIVO: descrever como a literatura aborda importância do pré-natal na prevenção do parto prematuro. MÉTODO: trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, que foi realizado por meio de revisão de literatura. O levantamento de artigos foi realizado nas bases de dados eletrônicos: (i) Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); (ii) Scientific Electronic Library Online (SciELO). Como critérios de inclusão foram considerados artigos publicados em português entre os anos de 2018 e 2023, bem como os disponíveis gratuitamente. Como critérios de exclusão foram considerados artigos não disponíveis na íntegra, metodologia de revisão, repetidos e fora de foco. Para localizar os artigos foram utilizadas o seguinte DEcs: pré-natal e parto prematuro. Para facilitar a busca, foi utilizado o operador Booleano AND. Em razão das características da presente proposta, não houve necessidade de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa conforme preconiza a resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva apresentados em 2 quadros com o resumo dos artigos incluídos no estudo. RESULTADOS: todos os artigos selecionados apontam de alguma maneira, a assistência inadequada ao pré-natal como diretamente relacionada ao desfecho parto prematuro. Os fatores obstétricos mais destacados pela literatura associados ao desfecho de prematuridade são intercorrências como descolamento prematuro da placenta, pré-eclâmpsia, baixa escolaridade, extremos de idade, assistência pré-natal insuficiente ou inadequada. CONCLUSÃO: O pré-natal é uma ação vital de alta aprovação e confiabilidade que consegue detectar, antecipadamente, qualquer mudança durante a gestação e monitorizá-la, a fim de controlar complicações que possam surgir.
Palavras-chave: Pré-natal
Prematuridade
Parto-prematuro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8689
Data do documento: 12-Dez- 12
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCIII_LUCELIS - Versão Final.pdf509,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO AUTORIZ PUBLIC LUCELIS.pdf509,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador