PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Paulo Henrik Alves dapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T00:25:41Z-
dc.date.available2024-12-19T00:25:41Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8679-
dc.description.abstractThe focus of this study is to understand how the insertion of digital technologies or so-called emerging technologies affect the teaching and development of students, and what are the challenges and advantages encountered with the implementation of these technologies in teaching mathematics to students enrolled in an elective subject of a Public School in the State Education Network. This study was based on qualitative research, with the main authors used in this research being Diesel; Pacini; Silva, A. J. de C; in addition to BNCC (2018), which in their works work on active methodologies and how they can impact students' teaching and learning, and the studies of Nogaro and Battestin were also used, which conceptualizes and differentiates the innovation that is presented in this work not as a reform of the current system, but rather as a change in the teaching method. The elective course was planned following the guidelines and competencies of the BNCC, which encourages the use of active methodologies and information technology, where these classes that used digital technologies consequently provided positive results in relation to student engagement and curiosity about the content. proposed, and also negative results in relation to students' academic performance, and it is considered that new studies should be carried out in relation to the use of ICT in mathematics teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da matemática.pt_BR
dc.subjectTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleEnsino e inovação: um estudo sobre a inserção de tecnologias digitais no ensino da matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Vanda Domingospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214304736762912pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Vanda Domingospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214304736762912pt_BR
dc.contributor.referee2Leandro, Bianka Carneiropt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9230988579595245pt_BR
dc.contributor.referee3Pela, Rosimara Fachinpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1632178399296073pt_BR
dc.description.resumoO foco deste estudo é compreender como a inserção das tecnologias digitais ou as chamadas tecnologias emergentes afetam o ensino e desenvolvimento dos estudantes, e quais são os desafios e as vantagens encontradas com a implementação destas tecnologias no ensino da matemática para os alunos matriculados em uma disciplina eletiva de uma Escola Pública da Rede Estadual de Educação. Este estudo baseou-se em uma pesquisa qualitativa, sendo os principais autores utilizados, nesta pesquisa, além da BNCC (Brasil, 2017), foram Diesel, Santos-Baldez e Newmann (2017); Pacini, Passaro e Henriques (2019) e Silva (2020) que, em suas obras, trabalham as metodologias ativas e analisam como elas podem impactar o ensino e a aprendizagem dos alunos; também foram utilizados os estudos de Battestin e Nogaro (2016), que conceituam e diferem a inovação que é apresentada neste trabalho não como uma reforma do sistema vigente, mas, sim, como uma mudança no modo de ensino. A disciplina eletiva foi planejada seguindo as diretrizes e competências da BNCC, que incentiva o uso de metodologias ativas e da tecnologia da informação. As aulas que tiveram o uso de tecnologias digitais proporcionaram resultados positivos em relação ao engajamento e à curiosidade dos alunos sobre o conteúdo proposto, mas também mostraram resultados negativos em relação ao desempenho escolar dos estudantes. Nesse sentido, considera-se que devem ser feitos novos estudos em relação ao emprego das TICD no ensino da matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.creator.LattesPaulo Henrik Alves da Cruz - Lattes iD http://lattes.cnpq.br/2025754751704238pt_BR
dc.creator.LattesPaulo Henrik Alves da Cruz - Lattes iD http://lattes.cnpq.br/2025754751704238pt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Mono Paulo.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador