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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8659
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância da educação financeira na infância e sua integração no currículo escolar |
Autor(es): | Querubim, Gabriel Madureira |
Primeiro Orientador: | Costa, Vital Henrique Barbosa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Porto, Elizabeth Vieira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marin, Alessandro do Prado |
Resumo: | Este artigo aborda a importância da educação financeira na infância e sua integração ao currículo escolar, com foco no contexto brasileiro, onde as desigualdades sociais e educacionais são marcantes. A educação financeira é analisada não apenas como uma habilidade prática para o gerenciamento do dinheiro, mas como um processo formativo que visa a construção de cidadãos críticos e conscientes. A proposta de inclusão dessa temática desde os primeiros anos de escolaridade é vista como fundamental para a formação de valores éticos e sociais, promovendo um entendimento sobre consumo responsável, sustentabilidade e cidadania financeira. A pesquisa destaca a relevância de tratar a educação financeira de maneira transversal, integrando-a a outras áreas do conhecimento, e enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas que considerem as realidades socioeconômicas diversas dos alunos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é mencionada como uma diretriz importante, mas o artigo também alerta que sua aplicação depende de um esforço conjunto entre educadores, escolas, famílias e políticas públicas para garantir uma educação financeira significativa e transformadora. Exemplos como o programa “Aprender Valor” e a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) são apresentados como iniciativas positivas, mas que exigem continuidade e aprofundamento. Em última análise, o artigo conclui que a educação financeira não é apenas uma competência técnica, mas um direito fundamental que contribui para a redução das desigualdades sociais e para a formação de uma sociedade mais equitativa e sustentável. |
Abstract: | This article addresses the importance of financial education in childhood and its integration into the school curriculum, with a focus on the Brazilian context, where social and educational inequalities are significant. Financial education is analyzed not only as a practical skill for money management but as a formative process aimed at building critical and aware citizens. The proposal to include this theme from the early years of schooling is seen as fundamental for the formation of ethical and social values, promoting an understanding of responsible consumption, sustainability, and financial citizenship. The research highlights the relevance of addressing financial education in a transversal manner, integrating it with other areas of knowledge, and emphasizes the need for pedagogical practices that take into account the diverse socioeconomic realities of students. The National Common Curricular Base (BNCC) is mentioned as an important guideline, but the article also warns that its implementation depends on a collective effort among educators, schools, families, and public policies to ensure meaningful and transformative financial education. Initiatives such as the “Aprender Valor” program and the National Financial Education Strategy (ENEF) are presented as positive examples, but they require continuity and further development. Ultimately, the article concludes that financial education is not only a technical skill but a fundamental right that contributes to the reduction of social inequalities and the formation of a more equitable and sustainable society. |
Palavras-chave: | Educação financeira Educação infantil Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito, Negócios e Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8659 |
Data do documento: | 7-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Contábeis |
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