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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8656
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estratégias educativas utilizadas pelos profissionais de enfermagem para a prevenção de infecção pelo HPV |
Autor(es): | Nascimento, Kaline Santos do |
Primeiro Orientador: | Mendonça, Lívia Machado |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Laidilce Teles Zatta |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Sergiane Bisinoto |
Resumo: | INTRODUÇÃO: a prevenção do Papilomavírus Humano (HPV) é um desafio significativo, com importantes implicações para a saúde pública, especialmente no que diz respeito ao câncer cervical. OBJETIVO: revisar e sintetizar as estratégias de educação em saúde utilizadas pelos profissionais de Enfermagem para informar a população sobre as medidas de prevenção do HPV. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, realizada para responder à questão de pesquisa: quais são as estratégias de educação em saúde utilizadas pelos profissionais de Enfermagem para a prevenção de infecção pelo papiloma vírus humano? Foram incluídos na pesquisa artigos publicados no período de 2014 a 2024, nos idiomas português, inglês e espanhol. Os descritores utilizados para a busca foram Papilomavírus Humano HPV, Educação em Saúde, Infecção por Papilomavírus Humano. Para a busca foram utilizadas as bases de dados: LILACS (Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde), SCIELO (Scientific Electronic Library Online), BVS (Biblioteca Virtual da Saúde), BDENF (Banco de Dados da Educação na Enfermagem), IBECS (Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud) e PubMed (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos). RESULTADOS: indicam que a formação contínua dos profissionais de saúde, a comunicação eficaz e a integração de programas educativos nas escolas são fundamentais para aumentar a adesão à vacinação contra o HPV e à realização de exames preventivos, como o Papanicolau. Além disso, acordou-se que fatores socioculturais, resistência à vacinação e desinformação ainda são barreiras a serem superadas. DISCUSSÃO: foi ressaltado o papel crucial dos enfermeiros na atenção primária e observado que a educação em saúde é frequentemente negligenciada em favor do tratamento das doenças. Isso evidencia um foco inadequado no "curar" e no "cuidar", enquanto a promoção da saúde e a prevenção ficam em segundo plano. CONCLUSÃO: a educação em saúde desempenha um papel crucial na mudança de comportamentos e na promoção de uma maior acessibilidade das medidas preventivas. |
Palavras-chave: | Educação em saúde Infecção por papilomavírus humano |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8656 |
Data do documento: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Enfermagem |
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