PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ecos do Outro: Historiografia, Xenofobia e o Imaginário Grego no Período Clássico
Autor(es): Oliveira, Matteus Santos de
Primeiro Orientador: Vieira Neto, Ivan
metadata.dc.contributor.referee1: Couto, Johnny Taliateli do
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jaqueline da
Resumo: O objetivo do trabalho é examinar a construção da identidade grega clássica, a partir das narrativas históricas e literárias desenvolvidas na pólis, principalmente Atenas, durante o período das Guerras Greco-Pérsicas, explorando a origem da historiografia, destacando Heródoto e Tucídides, que inauguram diferentes abordagens para a memória histórica, com Heródoto introduzindo uma narrativa que combina mitologia e razão e Tucídides estabelecendo um método mais crítico e empírico, sem deixar de analisar de maneira profunda, a construção da identidade em meio aos conflitos bélicos e apresentando os eixos da guerra como catalisadoras de uma consciência identitária grega, distinguindo helenos e bárbaros. As obras teatrais trágicas de Ésquilo e festivais como as Grandes Dionisíacas, serão abordados a partir de uma perspectiva de reforço de ideal grego e criação de um imaginário cultural que eventualmente se tornará presente nas metáforas e nas expressões artísticas, destacando liberdade e tirania. Por fim, abordarei ainda, a influência da aristocracia e da riqueza dentro das participações políticas, para ressaltar a maneira como os gregos viam os estrangeiros e como a relevância das narrativas heroicas e de glória como formas de perpetuar uma identidade grega coletiva, construída em contraste ao “outro” e mantida viva na memória cultural e nos registros históricos.
Abstract: The aim of this study is to examine the construction of classical Greek identity through historical and literary narratives developed in the polis, primarily Athens, during the Greco-Persian Wars. It explores the origins of historiography, highlighting Herodotus and Thucydides, who established different approaches to historical memory, with Herodotus introducing a narrative that blends mythology and reason, and Thucydides establishing a more critical and empirical method. The study also deeply analyzes the construction of identity amid wartime conflicts, presenting the axes of war as catalysts for a Greek collective consciousness, distinguishing Hellenes from barbarians. The tragic works of Aeschylus and festivals like the Great Dionysia are examined as mechanisms for reinforcing Greek ideals and creating a cultural imagination that became evident in metaphors and artistic expressions, underscoring themes of freedom and tyranny. Finally, this study addresses the influence of aristocracy and wealth on political participation to highlight how the Greeks viewed foreigners and how heroic and glorious narratives served to perpetuate a collective Greek identity, constructed in contrast to the “other” and sustained in cultural memory and historical records.
Palavras-chave: Guerras Greco-Pérsicas
Greco-Persian Wars
Historiografia
Historiography
Barbarismo
Barbarism
Identidade
Identity
Alteridade
Alterity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8633
Data do documento: 10-Dez-2024
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