PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8593
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Experiência de gestão em hotelaria hospitalar
Autor(es): Jesus, Karolayne Ribeiro de
Primeiro Orientador: Primo, Mariusa Gomes Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Guadagnin, Simone Vieira Toledo
metadata.dc.contributor.referee2: Neves, Zilah Cândida Pereira das
Resumo: Introdução: Atualmente, as expectativas em relação a atuação do enfermeiro têm crescido, incluindo não apenas habilidades gerenciais em enfermagem, mas também um amplo conhecimento e interação com todo o ambiente organizacional. Objetivo: Relatar a experiência de gestão em um serviço de hotelaria de um hospital privado do município de Goiânia. Metodologia: O relato foi desenvolvido a partir da vivência e do olhar crítico e reflexivo sobre a trajetória do processo de aprendizagem ocorrido no estágio. Resultados: A hotelaria atua diretamente na promoção da qualidade do atendimento e na experiência do paciente durante a internação. A falta desses serviços nas instituições pode gerar consequências adversas graves envolvendo infecções hospitalares, má recuperação e a insatisfação dos pacientes. Considerações finais: O estágio permitiu à acadêmica aplicar conceitos teóricos na prática, superar desafios e propor melhorias nos processos gerenciais. Conclui-se que a falta dessa abordagem pode limitar a formação dos futuros profissionais, que muitas vezes entram no mercado de trabalho sem a preparação necessária para lidar com as especificidades dessa área.
Abstract: Introduction: Currently, expectations regarding the nurse's performance have grown, including not only nursing management skills but also a broad knowledge of and interaction with the entire organizational environment. Objective: To report the experience of management in a hotel service of a private hospital in the city of Goiânia. Methodology: The report was developed based on the experience and critical and reflective view of the learning process that occurred during the internship. Results: The hotel service acts directly in promoting the quality of care and the patient's experience during hospitalization. The lack of these services in institutions can lead to serious adverse consequences involving hospital infections, poor recovery, and patient dissatisfaction. Final considerations: The internship allowed the student to apply theoretical concepts to practice, overcome challenges, and propose improvements in management processes. It is concluded that the lack of this approach can limit the training of future professionals, who often enter the job market without the necessary preparation to deal with the specificities of this area.
Palavras-chave: Segurança do paciente
Hotelaria hospitalar
Serviço hospitalar de lavanderia
Gerenciamento de resíduos
Gestão de enfermagem
Serviço de limpeza hospitalar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8593
Data do documento: 12-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Karolayne Ribeiro finalizado_RAG.pdf545,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização_Karolaine.pdf3,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador