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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8575
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pontes, Paulo Rios de Castro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T21:35:26Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T21:35:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8575 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem por reforço | - |
dc.subject | Jogos complexos | - |
dc.title | O impacto da aprendizagem por reforço em jogos complexos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vinhal, Gustavo Siqueira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5227400971565575 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Carlos Alexandre Ferreira de | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3590597856271283 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Amaral, Nilson Cardoso | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6824122529171550 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho explora a aplicação da Aprendizagem por Reforço (RL) em jogos complexos, com foco em sua contribuição para tornar esses jogos mais desafiadores, envolventes e inovadores. O RL é uma técnica central no desenvolvimento de agentes inteligentes que aprendem a tomar decisões baseadas em recompensas e punições. Em jogos como Go, Dota 2 e StarCraft II, o RL tem permitido que os agentes melhorem suas estratégias, superando até mesmo jogadores humanos em ambientes altamente desafiadores. O futuro do RL em jogos também é explorado, com ênfase em questões éticas, transparência e a necessidade de algoritmos mais eficientes. A conclusão destaca a importância do RL como uma ferramenta inovadora para o desenvolvimento de jogos mais desafiadores e a transferência dessa tecnologia para outras áreas, como robótica e saúde. O trabalho sugere que futuros estudos devem focar em aprimorar a eficiência computacional, generalização dos agentes e a integração do RL com outras abordagens de IA, além de considerar as implicações éticas e transparentes no desenvolvimento desses sistemas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dcterms.subject | Redes neurais | - |
dc.degree.graduation | Ciências da Computação | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciência da Computação |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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O IMPACTO DA APRENDIZAGEM POR REFORÇO EM JOGOS COMPLEXOS.pdf | 565,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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