PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8557
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuição dos cursos da área de negócios para a alfabetização financeira dos seus acadêmicos
Título(s) alternativo(s): Contribution of business courses to the financial literacy of their students
Autor(es): Silva, Gabryella Santana
Primeiro Orientador: Oliveira, Elis Regina de
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira Neto, Brasilino José
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Ronivaldo Alcebiades
Resumo: A alfabetização financeira (AF) é relevante para todos os cidadãos, em especial para profissionais da área de negócios, que assumem a responsabilidade de executar e gerir as atividades dessa área nas entidades. Esta pesquisa objetivou analisar as contribuições dos cursos da área de negócios para a alfabetização financeira dos seus alunos, visando à tomada de decisões mais eficientes em relação às finanças pessoais e ao planejamento financeiro pessoal. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, com coleta de dados realizada por meio de um levantamento de campo. As respostas dos participantes foram analisadas por meio de frequência e testes de associação Phi e V de Cramer. Os principais resultados indicam que as disciplinas cursadas pelos alunos da área de negócios estão significativamente associadas a uma maior percepção sobre AF, maior atribuição de importância à AF e maior utilização da AF para tomada de decisões mais eficientes. O grupo de negócios está significativamente associado ao uso de planejamento financeiro pessoal e a conhecimentos que conduzem a decisões mais eficientes em relação ao consumo consciente, endividamento, inadimplência de cartão de crédito, escolha de investimentos de curto prazo e relação entre contribuição previdenciária e benefício. Esses achados contribuem para a literatura, identificando novas percepções de entrevistados, ratificando a relevância da interdisciplinaridade entre disciplinas de gestão econômico-financeira e a gestão da vida pessoal do estudante, a fim de formar profissionais com maior bem-estar econômico. Evidencia, também, que estudantes com maior conhecimento de AF lhe atribui maior importância e tomam decisões mais acertadas.
Abstract: Financial literacy (FL) is crucial for all citizens, particularly for business professionals who are responsible for executing and managing business activities within organizations. This quantitative, descriptive study aimed to analyze the contributions of business courses to students' financial literacy, focusing on their ability to make more efficient personal financial decisions and utilize personal financial planning. Data was collected through a survey and analyzed using frequency and Phi and Cramer's V association tests. The main findings indicate that business courses are significantly associated with a higher perception of FL, greater importance attributed to FL, and more efficient use of FL in decision-making. Business students were also significantly associated with the use of personal financial planning and with knowledge leading to more efficient decisions regarding conscious consumption, debt, credit card delinquency, short-term investment choices, and the relationship between social security contributions and benefits. These findings contribute to the literature by identifying new perceptions among respondents and reaffirming the relevance of interdisciplinary approaches between economic-financial management and personal life management for students, aiming to develop professionals with greater economic well-being. It also highlights that students with a higher level of FL attribute greater importance to it and make more informed decisions.
Palavras-chave: Finanças pessoais
Planejamento financeiro pessoal
Orçamento
Educação financeira
Personal finance
Personal financial planning
Budget
Financial education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8557
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II 2024 2 Gabryella Santana Silva.pdf
  Restricted Access
1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador