PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gabryella Santanapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T19:09:23Z-
dc.date.available2024-12-17T19:09:23Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8557-
dc.description.abstractFinancial literacy (FL) is crucial for all citizens, particularly for business professionals who are responsible for executing and managing business activities within organizations. This quantitative, descriptive study aimed to analyze the contributions of business courses to students' financial literacy, focusing on their ability to make more efficient personal financial decisions and utilize personal financial planning. Data was collected through a survey and analyzed using frequency and Phi and Cramer's V association tests. The main findings indicate that business courses are significantly associated with a higher perception of FL, greater importance attributed to FL, and more efficient use of FL in decision-making. Business students were also significantly associated with the use of personal financial planning and with knowledge leading to more efficient decisions regarding conscious consumption, debt, credit card delinquency, short-term investment choices, and the relationship between social security contributions and benefits. These findings contribute to the literature by identifying new perceptions among respondents and reaffirming the relevance of interdisciplinary approaches between economic-financial management and personal life management for students, aiming to develop professionals with greater economic well-being. It also highlights that students with a higher level of FL attribute greater importance to it and make more informed decisions.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectPlanejamento financeiro pessoalpt_BR
dc.subjectOrçamentopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectPersonal financept_BR
dc.subjectPersonal financial planningpt_BR
dc.subjectBudgetpt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.titleContribuição dos cursos da área de negócios para a alfabetização financeira dos seus acadêmicospt_BR
dc.title.alternativeContribution of business courses to the financial literacy of their studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0002-9320-862Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Elis Regina dept_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6947-4755pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9679012608300342pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira Neto, Brasilino Josépt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2876-7492pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9521046894922524pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Ronivaldo Alcebiadespt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1980-7499pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063192145557850pt_BR
dc.description.resumoA alfabetização financeira (AF) é relevante para todos os cidadãos, em especial para profissionais da área de negócios, que assumem a responsabilidade de executar e gerir as atividades dessa área nas entidades. Esta pesquisa objetivou analisar as contribuições dos cursos da área de negócios para a alfabetização financeira dos seus alunos, visando à tomada de decisões mais eficientes em relação às finanças pessoais e ao planejamento financeiro pessoal. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, com coleta de dados realizada por meio de um levantamento de campo. As respostas dos participantes foram analisadas por meio de frequência e testes de associação Phi e V de Cramer. Os principais resultados indicam que as disciplinas cursadas pelos alunos da área de negócios estão significativamente associadas a uma maior percepção sobre AF, maior atribuição de importância à AF e maior utilização da AF para tomada de decisões mais eficientes. O grupo de negócios está significativamente associado ao uso de planejamento financeiro pessoal e a conhecimentos que conduzem a decisões mais eficientes em relação ao consumo consciente, endividamento, inadimplência de cartão de crédito, escolha de investimentos de curto prazo e relação entre contribuição previdenciária e benefício. Esses achados contribuem para a literatura, identificando novas percepções de entrevistados, ratificando a relevância da interdisciplinaridade entre disciplinas de gestão econômico-financeira e a gestão da vida pessoal do estudante, a fim de formar profissionais com maior bem-estar econômico. Evidencia, também, que estudantes com maior conhecimento de AF lhe atribui maior importância e tomam decisões mais acertadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8028441189849882pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II 2024 2 Gabryella Santana Silva.pdf
  Restricted Access
1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador