PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
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dc.creatorKubiak, Carolinept_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T12:11:02Z-
dc.date.available2024-12-17T12:11:02Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8526-
dc.description.abstractEating disorders are characterized by inadequacies in eating behavior, body image distortion, and intense body dissatisfaction, impacting physical health and psychosocial well-being. Nutrition students, due to their continuous exposure to health and nutrition topics, along with pressure to meet aesthetic standards, are more vulnerable to developing obsessive behaviors and eating disorders. OBJECTIVE: To assess the risk factors for the development of eating disorders in nutrition students by investigating eating behavior, the incidence of these disorders, and the relation between body image and the emergence of eating disordes. METHODS: This is a bibliographic review study with data collected from secondary sources. The search was conducted on the Capes and Scielo portals. The descriptors "Eating disorders" and "Nutrition students" were used, and articles in Portuguese, English, and Spanish were included. RESULTS: A total of 1,422 articles were found, of which 9 were selected after applying inclusion and exclusion criteria. The studies indicate that nutrition students are at high risk for eating disorders, particularly regarding body dissatisfaction and aesthetic pressure. DISCUSSION: Eating disorders among nutrition students represent a growing concern, resulting from a combination of aesthetic pressures, academic demands, and body dissatisfaction. Continuous exposure to knowledge about nutrition and body image can lead to distorted interpretations of health and obsessive behaviors. CONCLUSION: Nutrition students are highly vulnerable to eating disorders due to aesthetic and academic pressures, highlighting the need for interventions that promote mental and physical health.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno alimentarpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.titleRisco de desenvolvimento de transtornos alimentares em estudantes de nutrição: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Flaviapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4345-8949pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0682090279313060pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Aline de Cássia Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8408414882687879pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Hellen Christina Nevespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5586042063690996pt_BR
dc.description.resumoOs transtornos alimentares são caracterizados por inadequações no comportamento alimentar, distorção de imagem e uma intensa insatisfação corporal, afetando a saúde física e o bem-estar psicossocial. Estudantes de nutrição, devido ao contato constante com temas de saúde e à pressão por padrões estéticos, podem estar mais vulneráveis ao desenvolvimento de comportamentos obsessivos e transtornos alimentares. OBJETIVO: Avaliar os riscos de desenvolvimento de transtornos alimentares em estudantes de nutrição, investigando o comportamento alimentar, a incidência desses transtornos e a relação entre a imagem corporal e o surgimento de transtornos alimentares. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica com coleta de dados realizada em fontes secundárias. A busca foi realizada no portal Periódico Capes e Scielo. Foram utilizados os descritores ‘’Transtornos alimentares’’ e ‘’Estudantes de nutrição’’, quanto ao idioma foram incluídos artigos em português, inglês e espanhol. RESULTADOS: Foram encontrados 1.422 artigos que após inserir os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 10 para o estudo. Os estudos indicam que estudantes de Nutrição apresentam alto risco para transtornos alimentares, com destaque para a insatisfação corporal e a pressão estética. DISCUSSÃO: Os transtornos alimentares entre estudantes de nutrição representam uma preocupação crescente, resultante da combinação da pressão estética, demandas acadêmicas e insatisfação corporal. A exposição continua ao conhecimento sobre nutrição e imagem corporal pode levar a interpretações distorcidas sobre saúde e a comportamentos obsessivos. CONCLUSÃO: Estudantes de nutrição estão altamente vulneráveis a transtornos alimentares devido a pressões estéticas e acadêmicas, destacando a necessidade de intervenções que promovam saúde mental e física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationNutriçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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