PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Luiza Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T11:29:58Z-
dc.date.available2024-12-17T11:29:58Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8515-
dc.description.abstractThe relationship between human beings and the environment dates back to the beginnings of life on Earth. The advance of capitalism, however, caused the environment to become widely exploited, compromising the living beings that inhabit it. This article aims to create a point of analysis and discussion between the importance of Environmental Education in the protection, defense and maintenance of Brazilian fauna and how the State is responsible for promoting its dissemination in society. Systemic and demystified knowledge of the environment and the living beings that make it up guarantees the formation of ecologically critical citizens capable of inserting themselves within the problem, as well as being active agents in the search for a solution. Counting on the role of the Public Power as regulator, supervisor and propagator of environmental education and sustainability opens the way for greater dissemination and awareness of the topic. The methodology used consists of a bibliographical review of legal, biological and anthropological studies on the subject, supported by national legislation and international treaties and conventions. The results indicate that a solid base in Environmental Education allows fauna to be perceived as an indispensable component for life and human sustainability. It is clear that despite its importance and the discussions on the topic, it is still deficient in terms of Brazilian fauna, requiring greater state action so that its efficiency and results are truly achieved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectMeio ambiente-
dc.subjectEstado-
dc.subjectPreservação-
dc.subjectFauna-
dc.subjectEnvironment-
dc.subjectState-
dc.subjectPreservation-
dc.subjectFauna-
dc.titleA educação ambiental como dever constitucional do estado e seu papel na preservação da faunapt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education as a constitutional duty of the state and its role in fauna preservationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Germano Campospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3695583765198760pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Germano Campospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3695583765198760pt_BR
dc.contributor.referee2Heinen, Milton Ináciopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7993440135542813pt_BR
dc.description.resumoA relação entre o ser humano e o meio ambiente data desde os primórdios da vida terrestre. O avanço do capitalismo, no entanto, fez com que o ambiente se tornasse amplamente explorado, comprometendo os seres vivos que o habitam. Este artigo tem por objetivo criar um ponto de análise e discussão entre a importância exercida pela Educação Ambiental na proteção, defesa e manutenção da fauna brasileira e como compete ao Estado promover sua difusão na sociedade. O conhecimento sistêmico e desmistificado do meio ambiente e dos seres vivos que o compõe garante a formação de cidadãos ecologicamente críticos e capazes de se inserir dentro da problemática, bem como serem agentes ativos na busca pela solução. Contando com a atuação do Poder Público como regulador, fiscalizador e propagador do ensino ambiental e da sustentabilidade abre-se caminho para maior disseminação e conscientização para a temática. A metodologia empregada consiste na revisão bibliográfica dos estudos jurídicos, biológicos e antropológicos sobre o tema, respaldada na legislação nacional e nos tratados e convenção internacionais. Os resultados apontam que uma base solida na Educação Ambiental, permite que a fauna seja percebida como componente indispensável para vida e sustentabilidade humana. Perfaz-se que apesar de sua importância e das discussões quanto ao tema, este ainda se encontra deficiente no que tange a fauna brasileira, sendo necessária uma maior ação estatal para que sua eficiência e resultados sejam realmente alcançados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationDireitopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Direito



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador