PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8498
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Design e a construção do desejo: um estudo sobre a manipulação do imaginário de consumo
Autor(es): Pires, Munike Guimarães
Primeiro Orientador: Sousa, Genilda da Silva Alexandria
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, João Paulo de Morais
metadata.dc.contributor.referee2: Azeredo, Mauricio dos Santos
Resumo: O design, como atividade profissional integrante do sistema socioeconômico capitalista, opera segundo seus princípios mercadológicos. Ao longo da história, os designers desempenharam um papel crucial na criação de produtos que não apenas satisfazem necessidades práticas, mas também carregam valor simbólico e material, fundamentais para a consolidação da sociedade de consumo e do imaginário popular. Diante de um mercado em constante movimento é necessário a revisão das práticas mercadológicas, especialmente ao considerar sua influência na formação de consumidores. A pesquisa propõe a análise das interações do design com princípios mercadológicos, sua influência histórica na sociedade de consumo, identificando alternativas para uma atuação mais consciente e menos exploratória.
Palavras-chave: Sociedade
Desejo
Consumo
Design
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8498
Data do documento: 10-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso, Munike Guimarães, PDF.pdf8,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador