PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Evidências científicas existentes quanto à relação do letramento em saúde e a adesão ao tratamento de idosos hipertensos
Autor(es): Ribeiro, Amanda Rodrigues
Primeiro Orientador: Santos, Laidilce Teles Zatta
metadata.dc.contributor.referee1: Rezende, Marina Aleixo Diniz
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Lívia Machado
Resumo: INTRODUÇÃO: O presente estudo aborda a relação entre o letramento em saúde (LS) e a adesão ao tratamento de idosos hipertensos. A população idosa no Brasil, definida pelo Ministério da Saúde como pessoas com 60 anos ou mais, tem crescido rapidamente, impulsionada pela transição epidemiológica. Estima-se que a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) afete cerca de 65% dos indivíduos com mais de 60 anos, sendo um dos principais fatores de morbimortalidade. A adesão ao tratamento da HAS continua sendo um desafio devido a diversas condições, como a complexidade do tratamento e barreiras socioeconômicas. OBJETIVO: Descrever as evidências científicas existentes quanto à relação do letramento em saúde e a adesão ao tratamento de idosos hipertensos. METODOLOGIA: Foi efetuado uma revisão integrativa da literatura, com a seleção de artigos publicados entre 2015 e 2024, que investigaram o LS de idosos hipertensos. A análise incluiu artigos em português, inglês e espanhol, e os dados foram extraídos com base em critérios como objetivo do estudo, instrumento de mensuração do LS, e impacto nas condições de saúde dos participantes. RESULTADOS: Os artigos revelaram que o LS inadequado é um fator para a baixa adesão ao tratamento, sendo que a maioria dos idosos com hipertensão apresenta dificuldades em compreender as informações necessárias para o autocuidado. DISCUSSÃO: A análise dos dados destaca os benefícios do LS na promoção da adesão terapêutica entre idosos hipertensos. Fatores como baixa escolaridade, barreiras financeiras e esquemas terapêuticos complexos agravam as dificuldades de adesão, elevando o risco de complicações cardiovasculares. Além disso, a literatura enfatiza que o LS inadequado interfere diretamente na compreensão das orientações médicas e no manejo do autocuidado. Nesse contexto, o LS se configura como uma ferramenta para o cuidado da HAS. Intervenções educativas direcionadas ao fortalecimento do LS podem melhorar a compreensão dos pacientes sobre sua condição, promovendo o autocontrole da hipertensão e, consequentemente, a adesão ao tratamento. CONCLUSÃO: Esse estudo aponta a real necessidade do aumento da publicação de pesquisas científicas que abordem intervenções educativas do LS.
Palavras-chave: Letramento em saúde
Hipertensão arterial
Idosos
Adesão ao tratamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8480
Data do documento: 12-Dez-2024
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