PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVolpi, Bruno Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-14T19:44:34Z-
dc.date.available2024-12-14T19:44:34Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8384-
dc.description.abstractThis is study, driven by the increase in bird strike reports in 2023 and August 2024 at Brasília and Goiânia international airports, as presented in the Painel SIPAER, analyses the main reasons behind the potentially lower number of reported events, suggesting possible underreporting and flaws in records prior to 2023. It evaluates a presumed improvement in the reporting system since August 2023, with an increase in recorded occurrences. To support the analysis, a bibliographic and documentary review was conducted, highlighting the importance of reporting for aviation safety. The study also included field research with civil aviation professionals from both locations, aiming to evaluate the Portal Único de Notificação and identify areas for platform improvement to enhance efficiency and security. As a result, it was revealed that the data in Painel SIPAER is incomplete, as the Anuários de Risco de Fauna showed higher than those presented in the same periods. The field research further revealed a gap in the dissemination of access to the platform among sampled pilots, indicating the need for greater investment in awareness campaigns and training on its use. Additionally, it was evident that other investigated civil aviation professionals (safety managers, airport agents, ramp inspectors, etc.) were more familiar with the Portal compared to pilots. Despite ongoing challenges in disseminating access, the platform has proven capable of meeting the expectations of most users in this study.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectRisco de faunapt_BR
dc.subjectColisão com avept_BR
dc.subjectIncidente aéreopt_BR
dc.subjectNotificaçãopt_BR
dc.subjectSegurança Operacionalpt_BR
dc.titleO reporte na segurança aérea: um estudo sobre a notificação de ocorrências com aves nos aeroportos internacionais de Brasília e Goiâniapt_BR
dc.title.alternativeThe role of reporting in aviation safety: a study on the notification of bird strike events at Brasília and Goiania international airportspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Machado, Humberto Césarpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee2Carlos Willian Pereira Fragapt_BR
dc.description.resumoEste estudo, motivado pelo aumento de notificações de colisões com aves ocorridas em 2023 e agosto de 2024 nos aeroportos internacionais de Brasília, e de Goiânia, expostos no Painel SIPAER, analisa as principais razões para o possível menor número de ocorrências relatadas, sugerindo possível subnotificação e falhas nos registros em anos anteriores a 2023. Avalia-se uma suposta melhoria no sistema de reporte desde agosto de 2023, com aumento nas ocorrências registradas. Para sustentar a análise, foi realizada revisão bibliográfica e documental, destacando a importância do reporte na segurança aérea. Incluiu-se também pesquisa de campo com profissionais da aviação civil das duas localidades, visando avaliar o Portal Único de Notificação e identificar áreas para aprimoramento da plataforma, buscando maior eficiência e segurança. Como resultado, revelou-se que os dados presentes no Painel SIPAER estão incompletos, pois, a partir de dados publicados nos Anuários de Risco de Fauna, constatou-se que os números são maiores que os apresentados nos mesmos períodos. Já a pesquisa de campo revelou que há um déficit na disseminação do acesso à plataforma entre pilotos da amostra, demonstrando que é necessário mais investimento em campanhas de conscientização e treinamentos sobre o seu uso. Também ficou evidenciada a familiaridade dos demais profissionais da aviação civil investigados (gestores de segurança, agentes aeroportuários, fiscais de rampa etc.) com o Portal quando comparados aos pilotos e, embora ainda haja dificuldades na disseminação do acesso à ferramenta, ela se mostrou capaz de atender as expectativas da maioria dos usuários presentes nessa pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOSpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC PUC GO. Bruno Vieira Volpi.pdf
  Restricted Access
734,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador