PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8375
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Explorando a mecânica clássica: propostas de atividades ativas para o ensino de física
Autor(es): Pereira, Maria Cecília Babosa
Primeiro Orientador: Silva, Clebes Andre da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Clebes Andre da
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Renato
metadata.dc.contributor.referee3: Andrade, Edson Vaz de
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Anderson Costa da
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de atividades práticas para o ensino de Mecânica Clássica no Ensino Médio, com o objetivo de tornar a aprendizagem de física mais dinâmica, acessível e significativa. Partindo dos desafios enfrentados pelo ensino tradicional, como a ênfase excessiva na teoria e a falta de infraestrutura em muitas escolas, o estudo explora metodologias ativas que integram teoria e prática, utilizando materiais acessíveis e tecnologias educacionais. As atividades propostas incluem experimentos como o carrinho de corrida com bexiga, a catapulta newtoniana, o gerador de ondas mecânicas e o Escape Room Científico, com foco na aplicação das Leis de Newton e outros conceitos fundamentais da Mecânica. Além disso, o uso de ferramentas como simulações computacionais e realidade aumentada é explorado para potencializar o aprendizado em contextos escolares diversos. Os resultados apontam que as práticas experimentais promovem uma maior compreensão de conceitos abstratos, engajam os estudantes e desenvolvem habilidades críticas e colaborativas. Conclui-se que a adoção de práticas pedagógicas que conciliam teoria e experimentação contribui para um ensino mais inclusivo e conectado às realidades dos alunos, ampliando o acesso à educação científica de qualidade.
Abstract: This work presents a proposal for practical activities for teaching Classical Mechanics in High School, with the aim of making Physics learning more dynamic, accessible and meaningful. Starting from the challenges faced by traditional teaching, such as the excessive emphasis on theory and the lack of infrastructure in many schools, the study explores active methodologies that integrate theory and practice, using low-cost materials and educational technologies. The proposed activities include experiments such as the balloon racing car, the Newtonian catapult, the mechanical wave generator and the Scientific Escape Room, focusing on the application of Newton's Laws and other fundamental concepts of Mechanics. Furthermore, the use of tools such as computer simulations and augmented reality is explored to enhance learning in different school contexts. The results indicate that experimental practices promote a greater understanding of abstract concepts, engage students and develop critical and collaborative skills. It is concluded that the adoption of pedagogical practices that combine theory and experimentation contributes to more inclusive teaching and connected to students' realities, expanding access to quality scientific education.
Palavras-chave: Física experimental
Metodologias ativas
Ensino médio
Ensino de física
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8375
Data do documento: 11-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC Licenciatura Plena em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC maria cecilia Revisado.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador