PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Terapia manipulativa de alta velocidade e baixa amplitude em pessoas com hérnia de disco
Título(s) alternativo(s): Terapia manipulativa de alta velocidade e baixa amplitude em pessoas com hérnia de disco
Autor(es): Borges, Gustavo Pereira
Primeiro Orientador: Prudente, Cejane Oliveira Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Gabrielly Craveiro
metadata.dc.contributor.referee2: Basso Filho, Marco Antonio
Resumo: Objetivo: Este estudo teve como finalidade analisar os efeitos das manipulações de alta velocidade e baixa amplitude em pacientes com hérnia de disco cervical e lombar. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, nas bases de dados PubMed, PEDro, SciELO, Scopus e Web of Science, utilizando os descritores Intervertebral Disc Displacement, Disc herniations, Chiropractic e Manipulation, Spinal. Foram analisados artigos publicados entre 2013 e 2023. Resultados: Foram incluídos seis artigos. Os estudos demonstraram que a manipulação espinhal é eficaz para aliviar a dor, melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida em pacientes com hérnia de disco. Os benefícios da manipulação foram evidenciados em diferentes tipos de hérnia e condições associadas, como as alterações Modic Tipo I, nas quais foram observadas respostas positivas devido à redução da inflamação e da atividade muscular. Conclusões: A técnica de manipulação espinhal mostrou-se uma intervenção segura e eficaz, promovendo efeitos superiores aos tratamentos convencionais, destacando-se como abordagem valiosa no manejo da hérnia de disco.
Palavras-chave: Deslocamento do disco intervertebral
Hérnias de disco
Quiropraxia
Manipulação
Espinhal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8374
Data do documento: 11-Dez-2024
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