PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/837
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Saúde e qualidade de vida de trabalhadores usuários de terminais de computador: estudo comparativo
Autor(es): Holanda, Maria Aline da Silva
Primeiro Orientador: Arruda, Zíngarah Májory Tôrres de
metadata.dc.contributor.referee1: Sandoval, Renato Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Larissa Mariana Veloso de
Resumo: OBJETIVO: Comparar o nível de saúde e qualidade de vida de trabalhadores usuários de terminais de computador de uma Indústria de Cosméticos localizada no centro-oeste do Brasil antes e após uma intervenção fisioterapêutica. MATERIAIS E MÉTODOS: Esse estudo consiste numa pesquisa longitudinal, prospectiva, realizada com 55 indivíduos, de ambos os sexos, maiores de dezoito anos, que estavam trabalhando na Indústria durante esse estudo, com carga horária entre 4 a 9 horas diárias, que em suas atividades laborais faziam o uso do computador, que aceitaram participar assinando o Formulário de Informação e Consentimento Informado e que participaram da atuação fisioterapêutica durante três meses. Primeiramente, foi aplicado o questionário sociodemográfico e o QVS – 80, depois houve a realização do protocolo de intervenção fisioterapêutica, e em seguida, ocorreu a reaplicação do QVS – 80. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em relação ao perfil sociodemográfico, verificou-se que os trabalhadores possuíam em média 29 anos de idade, sendo a maioria do sexo masculino, casados, com ensino superior completo, com carga horária diária de 9 horas, passava de 2 a 6 horas sentada durante o dia de trabalho, fazia pausas durante a jornada de trabalho, participava das sessões de exercícios laborais, sentia dores corporais a mais de 12 meses durante todos os dias da semana e não realizava tratamento para essa dor. A comparação do QVS-80 antes e depois da intervenção fisioterapêutica, com o uso do teste qui quadrado, demonstrou um aumento em todos os níveis de satisfação com significância nos domínios de saúde e qualidade de vida e no score geral. Quando comparado o QVS-80 antes e após da intervenção fisioterapêutica, com a utilização do teste de Wilcoxon, constatou-se que quase todos os domínios e o score geral tiveram um aumento nos níveis de satisfação, exceto o domínio ambiente ocupacional, que teve um decréscimo de 0,38%. Acredita-se que essa redução ocorreu em virtude da não alteração do mobiliário e da infraestrutura do ambiente de trabalho. CONCLUSÃO: A pesquisa demonstrou que a intervenção fisioterapêutica se mostra eficaz para a melhoria da saúde e qualidade de vida de trabalhadores, pois se constatou aumento nos domínios e score geral do QVS – 80 após essa intervenção. Nesse sentido, demonstra-se que a presença de fisioterapeutas atuando nas organizações é de suma importância para o bem-estar, saúde e qualidade de vida dos colaboradores.
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Qualidade de vida
Computadores
Estudo comparativo
Fisioterapia
Occupational health
Quality of life
Computers
Comparative study
Physical therapy specialty
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/837
Data do documento: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA-ALINE.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador