PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Guilherme Moura de Melopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-13T19:26:00Z-
dc.date.available2024-12-13T19:26:00Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8354-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação prisionalpt_BR
dc.subjectReintegração social-
dc.subjectReincidência criminal-
dc.titleA importância da educação prisional no processo de reintegração social dos apenados no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Karla Beatriz Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8992944462027121pt_BR
dc.contributor.referee1Lourenço, Cláudia Luizpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8051369420213095pt_BR
dc.description.resumoO Presente artigo aborda a importância da Educação Prisional no processo de Reintegração Social dos Apenados destacando sua relevância diante das complexidades e dos desafios enfrentados pelo sistema carcerário brasileiro. O objetivo principal é examinar a garantia de uma educação de qualidade e igualitária no ambiente prisional, com o objetivo de proporcionar aos detentos as competências acadêmicas, profissionais e sociais indispensáveis para uma reinserção eficiente na sociedade após o cumprimento da pena, contribuindo para a diminuição dos índices de reincidência criminal. A pesquisa adota uma metodologia dedutiva e bibliográfica, fundamentado assim em pesquisas bibliográficas. Os resultados demonstraram que, embora prevista na Lei de Execução Penal, a educação prisional enfrenta desafios como a falta de recursos, infraestrutura inadequada e resistência cultural, o que limita sua eficácia. A pesquisa confirmou que a oferta educacional nas prisões, quando aplicada com continuidade e suporte, contribui significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos apenados, ampliando suas possibilidades de reinserção social. Conclui-se que a educação prisional é um instrumento viável para transformar o sistema penal, promovendo uma sociedade mais justa e segurapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.degree.graduationDireitopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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