PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/833
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Caracterização da saúde e qualidade de vida de trabalhadores usuários de terminais de computador
Autor(es): Ribeiro, Lorhane Davy
Primeiro Orientador: Arruda, Zíngarah Májory Tôrres de
metadata.dc.contributor.referee1: Sandoval, Renato Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Thalissa Cristine de
Resumo: OBJETIVO: Verificar o nível de saúde e qualidade de vida dos trabalhadores usuários de terminais de computadores da Indústria de Cosméticos localizada no Centro-Oeste do Brasil que se encontravam sob intervenção fisioterapêutica. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal e de caráter descritivo, em que participaram 51 colaboradores, maiores de dezoito anos, com carga horária entre oito e nove horas diárias, que faziam uso do computador em suas atividades laborais e que aceitaram participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram aplicados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, criado com intuito de traçar o perfil sociodemográfico dos participantes e o questionário de Qualidade de Vida e Saúde (QVS-80). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em relação ao questionário sociodemográfico, foi observado que a média de idade era de 29 anos, a maioria dos trabalhadores era do sexo masculino, trabalhando 9 horas diárias, permanecia de 2 a 6 horas sentada durante o dia de trabalho, participava das sessões de exercício laboral, a maioria declarou não possuir doenças osteomioarticulares nem possuir doença ocupacional. Os resultados obtidos com o QVS-80 demonstraram que se encontravam como muito satisfatório os domínios atividade física; ambiente ocupacional, qualidade de vida e como satisfatório o domínio saúde e o score geral. A comparação do QVS-80 com o perfil sociodemográfico e queixa de dor, evidenciou significância no item sexo em relação aos domínios saúde (p = 0,002), ambiente ocupacional (p = 0,04) e o escore geral (p = 0,002). A comparação do QVS-80 com o perfil laboral, mostrou significância no item carga horária em relação ao domínio ambiente ocupacional (p=0,02) e qualidade de vida (p=0,006); no quesito satisfeito com o serviço que exerce com o escore geral (p=0,04); no item tempo sentado no trabalho quando comparado com domínio atividade física (p= 0,04) e escore geral (p=0,01) e no item participa dos exercícios laborais em relação ao domínio atividade física (p=0,001). A correlação entre os escores do QVS-80 com a idade e renda familiar mensal dos trabalhadores, demonstrou que houve correlação e significância entre ao item renda familiar e o domínio atividade física (r=0,34 e p=0,02) e o item pressão arterial sistólica e o score geral (r=0,28 e p=0,04). CONCLUSÃO: Caracteriza-se a qualidade de vida e saúde dos participantes dessa pesquisa entre satisfatória e muito satisfatória, fato que constata a relevância da intervenção fisioterapêutica nas organizações.
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Qualidade de vida
Saúde ocupacional
Saúde do trabalho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/833
Data do documento: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lorhane Davy.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador