PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/832
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sintomas osteomioarticulares em usuários de terminais de computador
Autor(es): Batista, Isabela Freire
Primeiro Orientador: Arruda, Zíngarah Májory Tôrres de
metadata.dc.contributor.referee1: Sandoval, Renato Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Larissa Mariana Veloso de
Resumo: OBJETIVO: Identificar os sintomas osteomioarticulares dos usuários de terminais de computador de uma Indústria de Cosméticos localizada na região Centro-Oeste do Brasil. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa transversal e de caráter descritivo, realizada com 55 trabalhadores, maiores de dezoito anos, com carga horária entre quatro a nove horas diárias, que faziam uso do computador em suas atividades laborais e que aceitaram participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram aplicados o Questionário Sociodemográfico, que foi desenvolvido para esse estudo, e o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares, na versão traduzida e validada para a população portuguesa. RESULTADOS E DISCUSSÃO: os participantes, em média, tinham 29 anos de idade e renda familiar de R$ 4.624,70. A maioria era do sexo masculino, casada, com ensino superior completo; não possuía filhos; carga horária de 9 horas diárias; trabalhava na Indústria há 1 ano; estava satisfeita com o serviço; ficava entre 2 a 6 horas da jornada de trabalho sentada; alterava a posição corporal durante o serviço; falou que havia boas condições ergonômicas no trabalho; fazia pausas durante a jornada do trabalho, relatou dormir 7 horas de sono por noite, não praticava atividades física, possuía atividades de lazer. Por meio do QNSO de 12 meses e 7 dias, observou-se que 94,5% dos participantes relataram queixas de dor nos últimos 12 meses e 61,8% nos 7 dias. As regiões corporais mais referidas, em ordem decrescente, as seguintes: nos últimos 12 meses: pescoço, região lombar, tornozelo/pés, joelhos, punhos/mãos, região torácica, ancas/coxas, ombros; nos últimos 7 dias: região lombar, na região do pescoço, tornozelos/pés, ancas/coxas, joelhos, ombros, punhos/mãos; região torácica; na descrição do QNSO – Atividade: região lombar; tornozelos/pés, região torácica, pescoço, lado direito dos punhos/mãos, ancas/coxas, nos joelhos. Na comparação do QNSO 12 meses e 7 dias com perfil demográfico e laboral, percebeu-se significância no item sexo e se faz pausas durante o trabalho. No resultado da comparação do QNSO 12 meses e 7 dias com as queixas de dor/desconforto e perfil clínico foi observado significância no tópico queixas de dor e há quanto tempo. CONCLUSÃO: Constata-se que a incidência de sintomas osteomusculares nesses trabalhadores foi alta, necessitando de ações promoção à saúde, prevenção e tratamento das queixas dolorosas na Indústria de Cosméticos.
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Sintomas osteomioaticulares
Trabalhadores
Fisioterapia
Osteomyomatic symptoms
Workers
Physiotherapy
Occupational health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/832
Data do documento: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABELA FREIRE BATISTA.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador