PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/824
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vinte anos de estudos sobre Lúpus Eritermatoso: uma abordagem cienciométrica
Autor(es): Santos, Ivana Oliveira
Primeiro Orientador: Cruz, Alex Silva da
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Calebe Bertolino Marins de
metadata.dc.contributor.referee2: Godoy, Fernanda Ribeiro
Resumo: O Lúpus é uma doença autoumine, crônica e heterogenia que vem sendo estudada há mais de 400 a.c onde as suas principais características englobam inflamações em diversos órgãos e sistemas além de danos teciduais. O agravo dessa doença a saúde humana, a complexidade nas análises e diagnostico, os diversos fatores de desencadeamento, o risco da incidência solar e a prevalente predominação em mulheres principalmente negras faz com que haja a necessidade de estudar sobre o assunto. Então, esse trabalho tem como objetivo explorar com a análise cienciométrica utilizando a ferramenta de busca “Scopus” os dados bibliográficos retrospectivos dos artigos completos que retratam Lúpus Eritematoso, fazendo uma delimitação desses artigos com intuito de investigar e descrever o seu estado da arte. Com isso, catalogando e tabulando os dados com o auxílio do Excel 2016 e BlibiTex para o levantamento das seguintes informações: número de ordem, autor, periódico, título, palavras- chave, volume, número do periódico, ano e local. Foi utilizada ferramenta e plataformas de busca ativa, para o levantamento dos dados quantitativos e/ou variáveis onde possibilitou conhecer o histórico de estudos e dados sobre Lúpus Eritematoso. Podendo concluir que as pesquisas sobre o tema vêm crescendo ao logo dos anos, sendo que países desenvolvidos como o Estados Unidos são um dos maiores interessados nas bases de pesquisas.
Palavras-chave: Lúpus eritematoso
Scopus
Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/824
Data do documento: 25-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Ivana.pdf947,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador