PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/823
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O progresso científico dos estudos que relacionam mutagênese e os bovinos: uma análise cienciométrica
Autor(es): Rios, Danilo Augusto Souza
Primeiro Orientador: Cruz, Alex Silva da
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Calebe Bertolino Marins de
metadata.dc.contributor.referee2: Godoy, Fernanda Ribeiro
Resumo: A bovinocultura brasileira se destaca pela importância dentro da economia mundial, merecendo destaque nos aspectos sociais, nutricionais e culturais. Os bovinos pertencem a família Bovidae e a subfamília Bovinae, em que o número de cromossomos é de 2n=60,XX ou 2n=60,XY para fêmeas e machos, respectivamente. O genoma de todos os organismos vivos está sujeito a alteração, principalmente por agentes químicos que causam lesões no material genético. Neste contexto, os agentes mutagênicos são responsáveis por modificarem de forma permanente a sequência do DNA de um organismo vivo, provocando as mutações. Devido ao importante impacto da mutagenicidade no material genético dos animais como o bovino, é necessário desenvolver metodologias para ter mais compreensão do assunto. A fim de identificar dados como: os avanços, métodos ou estudos que estão sendo realizados acerca da mutagênese e os bovinos, neste estudo foi utilizada a ciênciometria para avaliar as tendências das produções científicas dos estudos de mutagênese usando o bovino como organismo modelo. Foram 381 artigos completos analisados, nos quais as informações foram retiradas do banco de dados Scopus, os resultados apontaram uma tendência de crescimento das publicações no decorrer dos últimos 10 anos. Percebeu-se ainda que os Estados Unidos e a China foram os países que mais produziram publicações sobre o assunto analisado. Identificou-se que a maioria dos artigos publicados foram escritos por cientistas estadunidenses. E, em relação as palavras-chaves mencionadas pelos autores, a palavra “site-directed mutagenesis” foi a mais empregada nas publicações analisadas. No entanto, recomendamos novos estudos cienciométricos com diferentes tipos de bases de dados com intuito de investigar melhor o progresso científico dos estudos que relacionam mutagênese e os bovinos.
Palavras-chave: Mutagenicidade
Gado
Ciênciometria
Scopus
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/823
Data do documento: 25-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Danilo BIO - versao final corrigida.pdf590,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador