PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/821
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de mercado para elaboração de plano de negócio: Discovery educação financeira
Título(s) alternativo(s): Market analysis for business plan preparation: Discovery financial education
Autor(es): Fernandes, Debora
Primeiro Orientador: Bueno, Luçany Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Evangelista, Maria Aparecida Vaz
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Ana Luiza Souza
Resumo: Para muitas pessoas dinheiro é um tema bastante sensível para se conversar, e não precisa ser assim. Embora o índice de endividamento esteja em queda muitas pessoas ainda gastam mais do que ganham e a parcela das que poupam é realmente muito pequena, quando deveria ser o contrário: primeiro as pessoas deveriam poupar para depois gastar o que sobrou, mas para que isso aconteça é necessário se educar financeiramente. O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise de mercado visando a abertura de negócio na área de educação financeira para pessoas Físicas. Teoricamente discute-se a análise de mercados e todas as suas etapas e a importância dela. Metodologicamente foram realizadas pesquisas bibliográficas, exploratória e descritiva e elas podem ser classificadas como qualitativa e quantitativas quanto a abordagem pois, demonstra passo a passo como uma análise de mercado é realizada, e a sua importância para a elaboração do plano de negócio do empreendimento. Esta analise auxilia na definição dos rumos a serem tomados pelo empreendedor quanto ao caminhar rumo ao sucesso ou fracasso. Os resultados indicam que a análise responde à questão central sobre a existência de espaço no mercado para a abertura de uma empresa de educação financeira para pessoas físicas.
Abstract: For many people money is a very sensitive topic to talk about, and it doesn't have to be that way. Although the indebtedness index is falling, many people still spend more than they earn and the share of those who save is really small, when it should be the other way around: first people should save to spend what is left, but for that to happen it is necessary to educate yourself financially. This study aims to conduct a market analysis aimed at opening a business in the area of financial education for Individuals. Theoretically, market analysis and all its stages and its importance are discussed. Methodologically, bibliographical, exploratory and descriptive research were carried out and they can be classified as qualitative and quantitative in terms of the approach, as it demonstrates step by step how a market analysis is carried out, and its importance for the elaboration of the business plan of the enterprise. This analysis helps in defining the directions to be taken by the entrepreneur regarding the path towards success or failure. The results indicate that the analysis answers the central question about the existence of space in the market for the opening of a financial education company for individuals.
Palavras-chave: Análise de mercado
Plano de negócio
Educação financeira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/821
Data do documento: 3-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DÉBORA SOARES DA PAIXAO FERNANDES - Corrigido Final.pdf325,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ANEXO IV RESOLUÇÃO n˚038 Repositório - assinado Debora.pdf397,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador