PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8149
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso do brinquedo terapêutico na assistência à criança hospitalizada: uma revisão de escopo
Autor(es): Teles, Romario Garcia Silva
Primeiro Orientador: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Salgado, Thaís de Arvelos
metadata.dc.contributor.referee2: Não consta na lista (Orientadores e membros)
Resumo: INTRODUÇÃO: A hospitalização pediátrica é um evento que causa enormes transtornos às crianças e às suas famílias. A mudança abrupta de rotina significa mergulhar em um universo novo, repleto de agulhas, seringas e equipamentos médicos hospitalares, o que gera grande medo nos pacientes pediátricos. Crianças internadas podem ter dificuldades e reagir negativamente a internação e apresentar mudanças tornando-se agressivas. O brincar, torna-se fundamental atuando como uma comunicação não verbal, capaz de instigar a criança e seus familiares na ressignificação do sofrimento. O Brinquedo Terapêutico (BT) consiste em bonecos, físicos ou virtuais, com os quais a criança entra em contato ao ser internada no hospital. OBJETIVO: Mapear a literatura científica sobre o uso do brincar e o uso do brinquedo terapêutico em interanções pediátricas. METODOLOGIA: Trata-se de uma “scoping review”, desenvolvida conforme protocolo de Joanna Briggs Institute for Scoping Reviews. A questão de pesquisa foi: “Quais evidências científicas estão disponíveis sobre o brincar e a utilização do BT no cuidado de crianças hospitalizadas? A busca abrangeu as bases de dados e os critérios de elegibilidade foram: idiomas português, inglês e espanhol, no período de 2018 a 2024. RESULTADOS: Foram inicialmente identificados 1.730 estudos, que após a aplicação dos critérios de elegibilidade 20 artigos foram incluídos neste estudo. Os BT variam significativamente em sua natureza e aplicação, entre elas foi identificado o uso de bonecos para simular o procedimento realizado, criação de histórias, curso, jogos virtuais, simulador de realidade virtual, vídeos, aplicativos digitais, histórias em quadrinhos, desenhos para colorir, dramatização com fantoches, uso de musicoterapia, arteterapia e animais de estimação. Os resultados dos estudos sinalizam melhoria na jornada do paciente, aumento do conhecimento sobre o diagnóstico e procedimentos, diminuição da ansiedade e medo e melhoria da satisfação dos pais ao observarem melhor conforto par aos filhos em momentos difíceis como quimioterapia. Entre as dificuldades relacionadas ao uso do BT destacam-se o conhecimento incipiente dos profissionais sobre a importância do uso do BT na prática clínica, pouco investimento dos serviços de saúde nesta prática, dificuldade de gestão de tempo para o uso do BT. Não existe um profissional específico para aplicar as sessões de BT; entretanto, os profissionais de enfermagem foram os que mais aplicaram a técnica, devido à maior proximidade com a criança. CONCLUSÃO: O estudo identificou intervenções e tipos de BT utilizados mundialmente para melhorar a qualidade de vida de crianças hospitalizadas, reduzindo o medo, a ansiedade e a dor pós-operatória em cuidadores e pacientes pediátricos. Além disso, promove o conhecimento sobre a doença e ressignifica o medo da hospitalização por meio da brincadeira. A utilização do BT ainda está em desenvolvimento na área da saúde, necessitando de mais estudos para implementar e difundir essa prática clínica nas instituições pediátricas.
Abstract: INTRODUCTION: Pediatric hospitalization is an event that causes enormous disruption to children and their families. The abrupt change in routine means diving into a new universe, full of needles, syringes and hospital medical equipment, which creates great fear in pediatric patients. Hospitalized children may have difficulties and react negatively to hospitalization and change, becoming aggressive. Playing becomes fundamental, acting as a non-verbal communication, capable of instigating the child and their family members to give new meaning to suffering. Therapeutic Toy (TP) consists of dolls, physical or virtual, with which the child comes into contact when admitted to the hospital. OBJECTIVE: To map the scientific literature on the use of play and the use of therapeutic toys in pediatric interactions. METHODOLOGY: This is a “scoping review”, developed according to the Joanna Briggs Institute for Scoping Reviews protocol. The research question was: “What scientific evidence is available about playing and the use of TP in the care of hospitalized children? The search covered the databases and the eligibility criteria were: Portuguese, English and Spanish, from 2018 to 2024. RESULTS: 1,730 studies were initially identified, and after applying the eligibility criteria, 20 articles were included in this study . BT vary significantly in their nature and application, including the use of dolls to simulate the procedure performed, creation of stories, courses, virtual games, virtual reality simulators, videos, digital applications, comic books, coloring pages , dramatization with puppets, use of music therapy, art therapy and pets. The results of the studies indicate an improvement in the patient's journey, increased knowledge about diagnosis and procedures, decreased anxiety and fear and improved parental satisfaction when observing better comfort for their children in difficult times such as chemotherapy. Difficulties related to the use of BT include professionals' incipient knowledge about the importance of using BT in clinical practice, little investment by health services in this practice, and difficulty in managing time for the use of BT. There is no specific professional to apply BT sessions; however, nursing professionals were those who applied the technique the most, due to their greater proximity to the child. CONCLUSION: The study identified interventions and types of BT used worldwide to improve the quality of life of hospitalized children, reducing fear, anxiety and postoperative pain in caregivers and pediatric patients. Furthermore, it promotes knowledge about the disease and gives new meaning to the fear of hospitalization through play. The use of BT is still under development in the health sector, requiring further studies to implement and disseminate this clinical practice in pediatric institutions.
Palavras-chave: Brinquedo Terapêutico
Internações pediátricas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8149
Data do documento: 24-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tccfinal_romario.pdfRelatório TCC1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
NÃO EDITAR_ Modelo_Termo de autorização de publicação de produção acadêmica RAG_TCC III 2022-2 (1) (1)_signed.pdfTermo de autorização458,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador