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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8134
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inovações na metodologia de dimensionamento de pavimentos flexíveis de rodovias: O método MeDiNa. |
Autor(es): | Souto, Ana Beatriz Souza |
Primeiro Orientador: | Santos, Benjamim Jorge Rodrigues dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Benjamim Jorge Rodrigues dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Roriz, Paulo José Mascarenhas |
metadata.dc.contributor.referee3: | Nishi, Edson |
Resumo: | O método de dimensionamento de pavimentos flexíveis de rodovias ainda empregado no Brasil, é o Método DNER, atual DNIT, que é fundamentado no ensaio CBR, ou ISC. As aplicações do referido método têm apresentado imperfeições e defeitos prematuros, como o trincamento do revestimento e afundamentos nas trilhas de roda dos veículos. Ante esses fatos, pesquisadores de diversos países, dentre eles o Brasil, realizaram estudos sobre o comportamento de materiais e desempenho de pavimentos ao longo de sua vida útil, para aperfeiçoar a metodologia de dimensionamento vigente. Desses estudos surgiu o Método Nacional de Dimensionamento de Pavimentos, denominado de MeDiNa, um método mecanístico-empírico, que é um programa computacional que realiza o dimensionamento de pavimentos, por meio da rotina AEMC de análise de camadas de múltiplas camadas. A denominação MeDiNa é uma homenagem ao engenheiro Jacques de Medina, que introduziu a mecânica dos pavimentos no Brasil. Neste trabalho será feita uma aplicação hipotética do MeDiNa, procedida uma análise dos resultados obtidos e apresentadas considerações sobre a aplicabilidade do referido método. |
Abstract: | The method for sizing of flexible highway pavements still used in Brazil is the DNER Method, currently DNIT, which is based on the CBR test, or ISC. Applications of this method have presented imperfections and premature defects, such as cracking of the coating and sinking in the wheel tracks of vehicles. Given these facts, researchers from several countries, including Brazil, carried out studies on the behavior of materials and performance of pavements throughout their useful life, to improve the current sizing methodology. From these studies emerged the National Pavement Design Method, called MeDiNa, a mechanistic-empirical method, which is a computational program that performs pavement sizing, through the AEMC multi-layer layer analysis routine. The name MeDiNa is a tribute to the engineer Jacques de Medina, who introduced pavement mechanics to Brazil. In this work, a hypothetical application of MeDiNa will be made, the results obtained will be analyzed and considerations will be presented regarding the applicability of the aforementioned method. |
Palavras-chave: | Dimensionamento de pavimentos Métodos mecanísticos Elasticidade MeDiNa |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8134 |
Data do documento: | 19-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Engenharia Civil |
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