PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção científica acerca do plano de intervenções de enfermagem para a doença de Alzheimer
Autor(es): Lima, Vanessa Alves de
Primeiro Orientador: Queiroz, Silvio José de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Laidilce Teles Zatta
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Lívia Machado
Resumo: Objetivos: O presente trabalho visa elaborar um plano de intervenções de enfermagem para pacientes portadores de Alzheimer. Metodologia: Por meio de uma metodologia integrativa, à luz dos dados coletados em Literatura Latino Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletroni Library Online (SCIELO) e de artigos publicados entre 2018 a 2023, em língua portuguesa, foram encontrados 46 artigos com descritores Demência, Alzheimer e cuidados de enfermagem. Dos 46 artigos encontrados, 12 foram selecionados pelo título, e dos 12 selecionados, 09 foram selecionados pelo resumo. Dos selecionados pelo resumo, 05 foram escolhidos para leitura na íntegra, sendo utilizados para construção do trabalho. Foram descartados 06 artigos com descritores de cuidados de enfermagem, por serem repetidos. Já as construções do plano de intervenção, foram baseadas através da Teoria de Wanda Horta. Resultados: Foi construído, através do quadro 1, com finalidade basear as intervenções de enfermagem nos diferentes estágios da Alzheimer. Discussão: Foi baseada na literatura existente para identificar e analisar as principais causas associadas aos sintomas em cada um dos quatro estágios do Alzheimer. Considerações finais: É possível observar, através do plano de intervenções, a importância dos serviços multidisciplinares que a doença demanda com a inclusão da assistência de enfermagem para indivíduos portadores da doença de Alzheimer. Diante disso, fica evidenciado a necessidade de cuidados de enfermagem que sejam abrangentes e que visem a qualidade de vida no decorrer das manifestações clínicas da doença. Deste modo, a doença de Alzheimer é desafiadora, visto que durante todo seu processo evolutivo, o paciente e a família passam por um grande aprendizado.
Abstract: Objectives: The present work aims to develop a nursing intervention plan for patients with Alzheimer's. Methodology: Through an integrative methodology, in the light of data collected in Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), Scientific Eletroni Library Online (SCIELO) and articles published between 2018 and 2023, in the Portuguese language. 46 articles were found with descriptors Dementia, Alzheimer's, nursing care. Of the 46 articles found, 12 were selected by title, and of the 12 selected, 09 were selected by the summary, of those selected by the summary, 05 were chosen for reading in full, thus bringing the work to construction. Six articles with nursing care descriptors were discarded because they were repeated. The constructions of the intervention plan were based on Wanda's Theory. Result: it was constructed using table 1 with the purpose of basing nursing interventions on the different stages of Alzheimer's. Discussion: it was based on existing literature to identify and analyze the main causes associated with symptoms in each of the four stages of the disease. Final considerations: It is possible to observe, through the intervention plan, the importance of the multidisciplinary services that the disease demands with the inclusion of nursing care for individuals with Alzheimer's disease. In view of this, the need for comprehensive nursing care is evident, aiming at quality of life during the clinical manifestations of the disease. In this way, Alzheimer's disease is challenging, since throughout its evolutionary process the patient and family go through a great deal of learning.
Palavras-chave: Alzheimer
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8081
Data do documento: 28-Jun-2024
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