PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção científica acerca da assistência de enfermagem aos pacientes portadores do transtorno do espectro autista
Autor(es): Araújo, Rafaela Alexandre
Primeiro Orientador: Queiroz, Silvio José de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Laidilce Teles Zatta
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Lívia Machado
Resumo: Objetivo: Elaborar um plano de intervenções de enfermagem para pacientes portadores do Transtorno do Espectro Autista para os diferentes graus. Metodologia Trata-se de uma revisão integrativa que obteve como base de dados eletrônica MEDLINE, via US National Library of Medicine Institute of Health (PUBMED); Web of Science via Portal Capes Periódicos e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) via Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Os descritores utilizados foram 1) Autismo [DECS]/ Autism [MESH]; 2) “Assistência de Enfermagem” [DECS]/ “Nursing care” [MESH]; 3) “Plano de Assistência de enfermagem” / “Patient Care Planning”; 4) “Revisão Integrativa” [DECS]/ “Integrative Review” [MESH]. Logo, 187 artigos foram submetidos a leitura do título, onde 138 foram selecionados e submetidos a leitura do resumo e sequencialmente após, 40 artigos foram selecionados submetidos a leitura na íntegra. Foram incluídos artigos publicados na íntegra, indexados, no formato de texto completo publicados em periódicos nacional e internacional e publicados no idioma português, espanhol e inglês, a partir de 2019. Resultados: a partir dos resultados, foi construído um plano de intervenções para assistência de enfermagem direcionado a pacientes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) considerando as caraterísticas gerais e para fins didáticos, com classificações em níveis de suporte I, II e II. O mesmo foi ainda divido seis fases. Sendo elas: 1° fase- elaboração da pergunta norteadora; 2° fase – busca ou amostragem na literatura; 3° fase- coleta de dados; 4° fase- análise crítica dos estudos incluídos; 5° fase- discussão dos resultados e 6° fase- apresentação da revisão integrativa e como base o referencial teórico de Wanda Horta, a partir da pirâmide das necessidades humanas básicas. Considerações finais: por meio do instrumento, é possível observar a importância da equipe multidisciplinar para acompanhar e tratar o paciente portador de TEA quando se leva em consideração que segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), é estimado que no mundo uma em cada 160 crianças fazem parte do Espectro. Logo, a equipe de enfermagem deve ser destaque para essa equipe multidisciplinar, quando se leva em consideração que é ela na maioria das vezes tem o contato com o paciente durante na unidade de Atenção Primária à Saúde por meio da consulta de Crescimento e Desenvolvimento.
Abstract: Objective: To develop a nursing intervention plan for patients with Autism Spectrum Disorder across different severity levels. Methodology: This study employed an integrative review using electronic databases: MEDLINE via US National Library of Medicine Institute of Health (PUBMED), Web of Science via Portal Capes Periódicos, and Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS) via Virtual Health Library (BVS). The descriptors used were: 1) Autism [DECS]/Autism [MESH]; 2) "Nursing care" [DECS]/"Nursing care" [MESH]; 3) "Patient Care Planning"; 4) "Integrative Review" [DECS]/"Integrative Review" [MESH]. A total of 187 articles underwent title screening, with 138 selected for abstract review, and subsequently, 40 articles were fully reviewed. Inclusion criteria encompassed full-text articles published in national and international journals in Portuguese, Spanish, and English from 2019 onwards. Results: Based on the findings, a nursing intervention plan was developed for patients with Autism Spectrum Disorder (ASD), considering general characteristics and classified into support levels I, II, and III for didactic purposes. The plan was structured into six phases: 1) formulation of the guiding question; 2) literature search or sampling; 3) data collection; 4) critical analysis of included studies; 5) discussion of results; and 6) presentation of the integrative review, drawing upon Wanda Horta's theoretical framework and the pyramid of basic human needs. Final Considerations: This instrument highlights the importance of a multidisciplinary team in monitoring and treating patients with ASD. According to the Pan American Health Organization (PAHO), it is estimated that globally, one in every 160 children is part of the spectrum. Therefore, the nursing team plays a pivotal role within this multidisciplinary context, often engaging with patients during primary healthcare settings, particularly through Growth and Development consultations.
Palavras-chave: Autismo
Assistência de enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8079
Data do documento: 28-Jun-2024
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