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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8034
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Carolina Maria dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T00:23:52Z | - |
dc.date.available | 2024-06-27T00:23:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8034 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A pedagogia hospitalar como campo de atuação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carneiro, Maria Esperança Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2078525746548579 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rogeri, Raquia Rabelo | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5121251334312988 | pt_BR |
dc.description.resumo | A PEDAGOGIA HOSPITALAR COMO CAMPO DE ATUAÇÃO Carolina Maria dos Santos Maria Esperança Fernandes Carneiro RESUMO: Este estudo foi desenvolvido com o intuito de cumprir os requisitos estabelecidos pela disciplina de Monografia II, pertencente à grade curricular do Curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Primeiro, foi feito um trabalho científico, o Projeto de Pesquisa, executado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, com o seguinte tema principal: “A Pedagogia Hospitalar como campo de atuação”. A problemática central abordada foi: “Quais as contribuições da Pedagogia Hospitalar como contraponto à continuidade do processo de ensino-aprendizagem de crianças durante internações curtas, médias e prolongadas?”. O objetivo geral foi: “Conhecer, interpretar e analisar quais são as possíveis contribuições da Pedagogia Hospitalar como contraponto à continuidade do processo de ensino-aprendizagem de crianças durante internações curtas, médias e prolongadas”, e os objetivos específicos: “Apreender como se deu o processo histórico da estruturação da Pedagogia Hospitalar”; “Investigar como os principais conceitos de Vygotsky contribuem para a Pedagogia Hospitalar”. O estudo foi embasado em uma metodologia bibliográfica, utilizando obras como "A Ideologia Alemã", de Karl Marx e Friedrich Engels (2001), "Uma Perspectiva Histórico-Cultural da Educação", de Lev Semenovich Vygotsky (1995), e "O Pedagogo em Ambientes não Escolares: Desafios e Possibilidades", de Naiara Cristina Cassiano, Tatiane Pagini, e Andréia Cristina Tegoni (2018). A pesquisa bibliográfica realizada permitiu compreender as diversas áreas de atuação do Pedagogo/Pedagoga, especialmente no contexto da Pedagogia Hospitalar, e suas contribuições para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem de crianças durante internações hospitalares. No entanto, obstáculos foram encontrados ao tentar acessar informações relevantes sobre os programas de atendimento educacional hospitalar e domiciliar oferecidos pelas Secretarias Estadual e Municipal de Educação. Embora esses dados fossem essenciais para o estudo, as respostas obtidas não foram satisfatórias, levando à continuação da pesquisa sem essas informações. Os resultados encontrados na pesquisa apontam que a Pedagogia Hospitalar representa um papel fundamental como um serviço especializado cujo propósito é garantir a continuidade do ensino-aprendizagem dos estudantes durante internações hospitalares. Vimos que este atendimento visa adaptar-se às necessidades e capacidades individuais dos estudantes, promovendo não apenas seu desenvolvimento educacional e individual, mas também contribuindo para seu bem estar e desenvolvimento integral. Além disso, a Pedagogia Hospitalar tem o potencial de transformar o ambiente hospitalar em um espaço de humanização, fortalecendo os laços sociais e o apoio mútuo entre os pacientes. Diante os resultados obtidos, foi possível concluir que o atendimento hospitalar deve ser garantido como parte dos direitos à saúde e à educação, requerendo que o Pedagogo/Pedagoga hospitalar possua recursos para atuar de forma eficaz. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Monografia Carolina Maria-Corrigida..pdf | 755,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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