PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7962
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Depressão e suicídio em profissionais da saúde: um estudo narrativo
Autor(es): Santos, Letícia Ferreira dos
Primeiro Orientador: Nascimento, Maria Salete Silva Pontieri
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Paula Cândida da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Luciene Cunha
Resumo: INTRODUÇÃO: O presente trabalho tem como eixo temático o suicídio entre profissionais da área da saúde, sobretudo os enfermeiros, devido à alta ocorrência de casos de depressão, estresse ocupacional, síndrome de burnout e demais transtornos que afetam a saúde mental desses profissionais. OBEJTIVO: Identificar,segundo a literatura, a relevância do suicídio entre os profissionais da saúde, em especial enfermeiros. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo narrativo da literatura sobre o tema de suicídio entre os profissionais da saúde, com foco na enfermagem, a ser realizado no recorte temporal do ano de 2018 ao ano de 2023. A busca foi realizada entre fevereiro e abril de 2024, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PUBMED, nas bases de dados ScientificEletronic Libray Online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), foram utilizados os descritores em seus sinônimos disponíveis em Ciências Saúde/Medical Subject Headings (DeCS/MeSH)., trabalhando com 05 artigos para os resultados. RESULTADOS: O estudo revela que a forte recorrência do suicídio entre os profissionais da saúde, em destaque a enfermeiros, e está diretamente relacionado ao exercício da profissão e aos demais fatores como a depressão, estresse no ambiente de trabalho e síndrome de Burnout. CONCLUSÃO: O estudo demonstra que o suicídio entre os profissionais de saúde é um problema expressivo de saúde pública, que é agravado pelas condições precárias de trabalho exaustivas e estressantes. Os dados encontrados na literatura mostram uma alta prevalência de ideação suicida e casos de suicídio entre enfermeiros, relacionados diretamente a depressão e ao estresse que corroboram para o suicídio e na ideação suicida destes profissionais.
Palavras-chave: Suicídio
Saúde mental
Profissionais da saúde
Risco ocupacional
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7962
Data do documento: 24-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC LETÍCIA FERREIRA -2024.pdf291,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador