PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciência da Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Matheus Afonso Batista dapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-25T21:03:38Z-
dc.date.available2024-06-25T21:03:38Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7928-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectChatGPT-
dc.subjectTecnologia-
dc.subjectEliza-
dc.titleDo Eliza ao ChatGPT: História e Evolução da Inteligência Artificialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Lucília Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661112253971159pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Solange dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4312855865010981pt_BR
dc.contributor.referee2Abadia, Fernando Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3382052342707576pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho é analisar como a tecnologia tornou possível treinar e executar modelos como o ChatGPT. Desde a ELIZA, um dos primeiros chatbots criado por Joseph Weizenbaum no MIT entre 1964 e 1966, até os modelos modernos como o GPT-3.5 e GPT-4 desenvolvidos pela OpenAI, o estudo aborda também a importância do processamento de linguagem natural (PLN), redes neurais artificias e convolucionais e o aprendizado profundo e como são tecnologias fundamentais para avanços em áreas como visão computacional e PLN, apesar de enfrentarem desafios como a necessidade de grandes conjuntos de dados e alta demanda computacional. A arquitetura Transformer revolucionou a forma como os modelos de atenção são utilizados, impulsionando a IA no século XXI. A IA pode ser classificada em IA fraca, projetada para tarefas específicas, e IA forte, que busca imitar a inteligência humana. O aprendizado de máquina, um subcampo da IA, se concentra no desenvolvimento de sistemas que podem aprender e melhorar a partir de experiências passadas. O trabalho também destaca a importância de abordar questões éticas e de privacidade, especialmente com o uso de dados sensíveis e a necessidade de promover o uso responsável da tecnologia. A OpenAI, uma empresa líder no campo, está trabalhando para resolver esses problemas e promover a inteligência artificial geral de forma segura e benéfica para todos. Inovações como o ChatGPT estão empurrando as fronteiras do que é possível. Desafiando a compreensão e as capacidades de uma máquina e estabelecendo uma nova fronteira sobre o que IA será capaz no futuro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.degree.graduationCiências da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II V4 - Matheus Afonso.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador