Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7928
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Matheus Afonso Batista da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-25T21:03:38Z | - |
dc.date.available | 2024-06-25T21:03:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7928 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | ChatGPT | - |
dc.subject | Tecnologia | - |
dc.subject | Eliza | - |
dc.title | Do Eliza ao ChatGPT: História e Evolução da Inteligência Artificial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Lucília Gomes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1661112253971159 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Solange da | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4312855865010981 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Abadia, Fernando Gonçalves | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3382052342707576 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo geral deste trabalho é analisar como a tecnologia tornou possível treinar e executar modelos como o ChatGPT. Desde a ELIZA, um dos primeiros chatbots criado por Joseph Weizenbaum no MIT entre 1964 e 1966, até os modelos modernos como o GPT-3.5 e GPT-4 desenvolvidos pela OpenAI, o estudo aborda também a importância do processamento de linguagem natural (PLN), redes neurais artificias e convolucionais e o aprendizado profundo e como são tecnologias fundamentais para avanços em áreas como visão computacional e PLN, apesar de enfrentarem desafios como a necessidade de grandes conjuntos de dados e alta demanda computacional. A arquitetura Transformer revolucionou a forma como os modelos de atenção são utilizados, impulsionando a IA no século XXI. A IA pode ser classificada em IA fraca, projetada para tarefas específicas, e IA forte, que busca imitar a inteligência humana. O aprendizado de máquina, um subcampo da IA, se concentra no desenvolvimento de sistemas que podem aprender e melhorar a partir de experiências passadas. O trabalho também destaca a importância de abordar questões éticas e de privacidade, especialmente com o uso de dados sensíveis e a necessidade de promover o uso responsável da tecnologia. A OpenAI, uma empresa líder no campo, está trabalhando para resolver esses problemas e promover a inteligência artificial geral de forma segura e benéfica para todos. Inovações como o ChatGPT estão empurrando as fronteiras do que é possível. Desafiando a compreensão e as capacidades de uma máquina e estabelecendo uma nova fronteira sobre o que IA será capaz no futuro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências da Computação | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC II V4 - Matheus Afonso.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador