PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7896
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização das práticas integrativas e complementares no tratamento oncológico: uma revisão da literatura
Autor(es): Oliveira, Bianca Sodré de
Primeiro Orientador: Coelho, Maria Alice
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira, Damiana Aparecida Andrade de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Maria Salete Silva Pontieri
Resumo: PICs são recursos terapêuticos que buscam a interação dos seres humanos, assim como a prevenção e tratamento de doenças. Portaria GM/MS n. 971 de 3 de maio de 2006 regulamenta o uso das PICs no Brasil. O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças caracterizada pelo crescimento desordenado de células. As práticas integrativas e complementares aparecem como uma tentativa de minimizar o estresse, agindo em sintomas como insônia, falta de apetite, mal humor, além de trazer conforto ao reduzir a dor e os efeitos colaterais nos pacientes. Objetivo: Analisar a utilização das práticas integrativas e complementares na assistência à saúde e suas funções terapêuticas no tratamento de câncer. Material e método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo revisão de literatura, realizado através de pesquisa bibliográfica. A busca foi realizada nas bases de dados BDENF, LILACS e SCIELO. Resultados e Discussão: Foram selecionados cinco artigos para o desenvolvimento do trabalho. Foram encontradas 21 PICs descritas nos estudos, dentre as PICs identificadas para uso no tratamento de câncer, 10% se referiam à homeopatia, 10% à fitoterapia e 10% ao reiki. 20% dos artigos apontaram que as PICs são utilizadas para promover o conforto espiritual obtido através da prática realizada, 40% para o controle de dores e 40% fazem referência ao bem-estar físico e emocional. Conclusão: As PICs estão presentes em todos os níveis de atenção à saúde, sendo utilizadas como meio de promoção de saúde, promovendo bem-estar físico, emocional e espiritual. No que tratamento oncológico, as PICs desenvolvem um papel fundamental, visto que o paciente com câncer enfrenta diversos sintomas físicos e emocionais, as PICs auxiliam desde a descoberta do câncer nos sentimentos desenvolvidos, medos, ansiedades, até no alívio de sintomas da própria doença ou efeitos adversos dos tratamentos farmacológicos, como dores, náuseas, sistema imunológico, dentre outras sensações de bem-estar. O enfermeiro é o profissional protagonista da aplicação dessas PICs, sendo ele um dos profissionais mais preparados para o acompanhamento e cuidado ao paciente.
Palavras-chave: Terapias complementares
Enfermagem oncológica
Práticas integrativas e complementares
Oncologia integrativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7896
Data do documento: 24-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Praticas integrativas e complementares no tratamento oncologico uma revisao da literatura.docx1,53 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador