PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Química
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7883
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Qualidade da água da nascente do córrego São Nicolau como tema gerador na educação ambiental.
Título(s) alternativo(s): Water quality at the source of the São Nicolau stream as a generating topic in environmental education.
Autor(es): Ribeiro, Débora Dávila
Primeiro Orientador: Silva, Adélia Maria Lima da
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Danns Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Nicali Bleyer Ferreira dos
Resumo: A nascente do córrego São Nicolau, localizada na Trilha da Semente Peregrina no Instituto do Trópico Subúmido, foi utilizada como tema gerador na Educação Ambiental (EA). O objetivo foi abordar a qualidade hidroambiental e avaliar os parâmetros físico-químicos e microbiológicos, enfatizando a importância de sua preservação e sua relação direta com a sustentabilidade, gerando subsídios para discussões na área de Química. A pesquisa foi dividida em duas partes. A primeira consistiu na revisão bibliográfica sobre os principais eventos históricos nacionais e internacionais relacionados à EA, o conceito de Desenvolvimento Sustentável, os objetivos da Agenda 2030, as potencialidades das trilhas ecológicas e a importância das nascentes como objeto de estudo. A segunda parte envolveu o estudo de campo em dois pontos da nascente, sendo um em ambiente lêntico e outro lótico, durante o período chuvoso. A nascente foi classificada como pontual e o estado de conservação como bom. Os resultados microbiológicos mostraram que as águas brutas não estão aptas para consumo humano devido à presença de coliformes totais e termotolerantes, indicando a necessidade de tratamento adequado e novos estudos na região. De modo geral, os parâmetros físico-químicos estavam em conformidade com a legislação vigente para águas de uso paisagístico e de irrigação. O estudo prévio da qualidade da água da nascente foi essencial para compreender o uso da água e a importância de sua preservação e das áreas no entorno. Os dados gerados serão usados para fundamentar atividades de EA, a fim de sensibilizar estudantes sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e dos ecossistemas associados, além de evidenciar as consequências da poluição e da degradação ambiental, e a necessidade de proteger essas fontes vitais para garantir a saúde e o bem-estar das gerações futuras.
Abstract: The spring of the São Nicolau stream, located on the Semente Peregrina Trail at the Institute of the Subhumid Tropics, was used as a generative theme in Environmental Education (EA). The objective was to address hydro-environmental quality and evaluate the physicochemical and microbiological parameters, emphasizing the importance of its preservation and its direct relation to sustainability, providing a basis for discussions in the field of Chemistry. The research was divided into two parts. The first part consisted of a bibliographic review of the main national and international historical events related to EA, the concept of Sustainable Development, the goals of the 2030 Agenda, the potential of ecological trails in EA, and the importance of springs as a study object. The second part involved field study at two points of the spring, one in a lentic environment and the other in a lotic environment, during the rainy season. The spring was classified as punctual, and the conservation status was classified as good. The microbiological results showed that the raw waters are not suitable for human consumption due to the presence of total and thermotolerant coliforms, indicating the need for proper treatment and further studies in the region. Overall, the physicochemical parameters followed current legislation for waters used for landscaping and irrigation. The preliminary study of the spring's water quality was essential to understand the use of water and the importance of preserving the spring and surrounding areas. The data generated will be used to support EA activities to raise students' awareness of the importance of preserving water resources and associated ecosystems, as well as to highlight the consequences of pollution and environmental degradation, and the need to protect these vital sources to ensure the health and well-being of future generations.
Palavras-chave: Potabilidade
Educação ambiental
Nascentes
Qualidade da água
Potability
Environmental education
Springs
Water quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7883
Data do documento: 11-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2 Débora. Com ata RAG. 24.06.2024 .pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador