PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Computação
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Framework para gerenciamento completo e padronização de projetos na Godot Engine
Autor(es): Queiroz, Lucas Silva
Primeiro Orientador: Abadia, Fernando Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Centeno, Carmen Cecilia
metadata.dc.contributor.referee2: Jukemura, Anibal Santos
Resumo: Algumas técnicas como frameworks ou design patterns estão ligadas diretamente ao reuso de alguma característica de projetos. Quando aplicadas adequadamente, possibilitam melhorias na qualidade de software, reduzem a quantidade de esforços e agilizam os processos de produção e manutenção. Este trabalho visa documentar e explicar o processo de desenvolvimento de um framework utilizando a Godot Engine, aplicando estruturas de projeto e fazendo uso de classes especializadas, com a finalidade de acelerar o processo de desenvolvimento de jogos e permitir uma fácil manutenção, ao abstrair componentes reutilizáveis que podem ser aplicados em diferentes projetos, todavia mantendo um modelo de estrutura e arquitetura padronizado. O modelo de arquitetura desenvolvida nesta pesquisa foi organizado em camadas com propósitos específicos, adaptados às necessidades e recursos da Godot Engine e do projeto de pesquisa. Além do desenvolvimento, foram realizadas demonstrações e testes utilizando dois projetos, tendo somente um deles utilizado o framework produzido nesta pesquisa. Com os testes, foram medidos e comparados 38 critérios, agrupados nas categorias de critérios quantitativos de implementação, de desempenho de execução e de uso hardware, e posteriormente comparados utilizando os valores do projeto sem o framework como referência.
Abstract: Certain methodologies, such as frameworks and design patterns, are intrinsically linked to the reuse of project features. When properly applied, they enhance software quality, reduce effort, and expedite production and maintenance processes. This study aims to document and elucidate the development process of a framework using the Godot Engine, incorporating design structures and leveraging specialized classes to accelerate game development and facilitate maintenance by abstracting reusable components applicable across various projects, while maintaining a standardized structural and architectural model. The architectural model developed in this research was systematically organized into layers with specific purposes, tailored to the requirements and resources of the Godot Engine and the research project. In addition to development, demonstrations and testing were conducted on two projects, with only one utilizing the framework developed in this research. The testing involved measuring and comparing 38 criteria, categorized into quantitative implementation metrics, execution performance, and hardware usage, and subsequently compared, using the values from the project without the framework as the reference baseline.
Palavras-chave: Godot-engine
Game-engine
Framework
Padronização
Modularização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7870
Data do documento: 21-Jun-2024
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