PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Computação
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dc.creatorQueiroz, Lucas Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-24T21:16:49Z-
dc.date.available2024-06-24T21:16:49Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7870-
dc.description.abstractCertain methodologies, such as frameworks and design patterns, are intrinsically linked to the reuse of project features. When properly applied, they enhance software quality, reduce effort, and expedite production and maintenance processes. This study aims to document and elucidate the development process of a framework using the Godot Engine, incorporating design structures and leveraging specialized classes to accelerate game development and facilitate maintenance by abstracting reusable components applicable across various projects, while maintaining a standardized structural and architectural model. The architectural model developed in this research was systematically organized into layers with specific purposes, tailored to the requirements and resources of the Godot Engine and the research project. In addition to development, demonstrations and testing were conducted on two projects, with only one utilizing the framework developed in this research. The testing involved measuring and comparing 38 criteria, categorized into quantitative implementation metrics, execution performance, and hardware usage, and subsequently compared, using the values from the project without the framework as the reference baseline.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGodot-enginept_BR
dc.subjectGame-enginept_BR
dc.subjectFrameworkpt_BR
dc.subjectPadronizaçãopt_BR
dc.subjectModularizaçãopt_BR
dc.titleFramework para gerenciamento completo e padronização de projetos na Godot Enginept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Abadia, Fernando Gonçalvespt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6282-7922pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3382052342707576pt_BR
dc.contributor.referee1Centeno, Carmen Ceciliapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3865373650548957pt_BR
dc.contributor.referee2Jukemura, Anibal Santospt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9922-460Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3837493709938496pt_BR
dc.description.resumoAlgumas técnicas como frameworks ou design patterns estão ligadas diretamente ao reuso de alguma característica de projetos. Quando aplicadas adequadamente, possibilitam melhorias na qualidade de software, reduzem a quantidade de esforços e agilizam os processos de produção e manutenção. Este trabalho visa documentar e explicar o processo de desenvolvimento de um framework utilizando a Godot Engine, aplicando estruturas de projeto e fazendo uso de classes especializadas, com a finalidade de acelerar o processo de desenvolvimento de jogos e permitir uma fácil manutenção, ao abstrair componentes reutilizáveis que podem ser aplicados em diferentes projetos, todavia mantendo um modelo de estrutura e arquitetura padronizado. O modelo de arquitetura desenvolvida nesta pesquisa foi organizado em camadas com propósitos específicos, adaptados às necessidades e recursos da Godot Engine e do projeto de pesquisa. Além do desenvolvimento, foram realizadas demonstrações e testes utilizando dois projetos, tendo somente um deles utilizado o framework produzido nesta pesquisa. Com os testes, foram medidos e comparados 38 critérios, agrupados nas categorias de critérios quantitativos de implementação, de desempenho de execução e de uso hardware, e posteriormente comparados utilizando os valores do projeto sem o framework como referência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICOpt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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