PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7821
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos físicos e movimento
Autor(es): Ribeiro, Carolinne Segurado
Primeiro Orientador: Iwamoto, Thiago Camargo
metadata.dc.contributor.referee1: Iwamoto, Thiago Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Diniz, Clistênia Prudenciana
metadata.dc.contributor.referee3: Miranda, Made Júnior
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as discussões sobre como os estereótipos de corpo e de gênero são abordados nas práticas de Educação Física Escolar, sobretudo com o componente de dança, enfatizando sua desconstrução para apoiar uma Educação Física mais equitativa. O trabalho se apresenta como uma pesquisa qualitativa, com recorte temporal transversal, entendida como um estudo teórico a partir de uma revisão bibliográfica narrativa. Os levantamentos teóricos possibilitaram identificar que há pressões socioculturais, em especial no ambiente escolar, sobre a reprodução de estereótipos de corpo, movimento e de gênero que se constituem, implicando no pensar e fazer dança, sobretudo por haver uma idealização de corpo com baixo peso, de movimento e com relação ao gênero que superestimam a estética, gerando insatisfação na autoestima e levando a comportamentos e práticas inadequadas para se enquadrar dentro de certo parâmetros. Fica claro que a sociedade elevou o corpo a objeto de consumo, alienando-o da mesma forma que o fez, desequilibrando a proliferação de uma imagem corporal esteticamente invalidada, além da hegemonização do das práticas corporais de acordo com o gênero. A escola ainda mantém como reflexo de sociedade marcada por estereótipos, mantendo o status quo sobre as práticas, o corpo, movimento e as questões de gênero.
Abstract: The present work aims to analyze discussions about how body and gender stereotypes are addressed in School Physical Education practices, especially with the dance component, emphasizing their deconstruction to support a more equitable Physical Education. The work presents itself as qualitative research, with a transversal temporal cut, understood as a theoretical study based on a narrative bibliographic review. Theoretical surveys made it possible to identify that there are sociocultural pressures, especially in the school environment, on the reproduction of body, movement and gender stereotypes that are constituted, implying in thinking and doing dance, especially because there is an idealization of a low weight body, of movement and in relation to gender that overestimate aesthetics, generating dissatisfaction in self-esteem and leading to inappropriate behaviors and practices to fit within certain parameters. It is clear that society has elevated the body to an object of consumption, alienating it in the same way it did, unbalancing the proliferation of an aesthetically invalidated body image, in addition to the hegemonization of body practices according to gender. The school still reflects a society marked by stereotypes, maintaining the status quo regarding practices, the body, movement and gender issues.
Palavras-chave: Corpo
Dança
Estereótipos
Insatisfação corporal
Movimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7821
Data do documento: 20-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Carolinne Segurado Ribeiro - Licenciatura em Educação Física.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador