PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
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dc.creatorFerreira, Isabella Gonzaga Barretopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-22T22:17:17Z-
dc.date.available2024-06-22T22:17:17Z-
dc.date.issued2024-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7803-
dc.description.abstractGOALS: This objective review searches the literature for strategies that minimize food selectivity in autistic children. DATA SOURCES: The review was carried out in the electronic databases U.S National Library of Medicine and Virtual Health Library and used keywords combined with each other: autism spectrum disorder, food selectivity, behavioral therapy and occupational therapy. The research will consist of studies published in Portuguese and English during the period between 2014 and 2024, carried out with humans. DATA SYNTHESIS: Some authors sought to stimulate all the senses, trying to increase contact and interest in the benefits provided. They provided tactile, olfactory, gustatory and visual stimuli in culinary and tasting workshops. On the other hand, some authors used behavioral strategies to minimize selectivity, stimulating food consumption through imitation or through positive and negative reinforcement, or even through food exposure and development of skills to deal with anxiety.  CONCLUSIONS: Almost all of these strategies brought positive results in the eating behavior of children with ASD, however, a more appropriate strategy must be chosen considering the uniqueness of each child. Furthermore, the involvement of a nutritionist specializing in ASD as part of a multidisciplinary team can provide personalized guidance to promote healthy eating that is developmentally appropriate for the child.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectSeletividade alimentarpt_BR
dc.subjectfood selectivitypt_BR
dc.subjectTerapia comportamentalpt_BR
dc.subjectBehavioral therapypt_BR
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subjectOccupational therapypt_BR
dc.titleEstratégias de manejo da seletividade alimentar em crianças com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.title.alternativeManejo alimentar no Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0000-8189-2992pt_BR
dc.contributor.advisor1Camozzi, Aída Bruna Quilicipt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0253-8448pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8217336573929924pt_BR
dc.contributor.referee1Brasileiro, Aline Alvespt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7741-1292pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4588615404921267pt_BR
dc.contributor.referee2Faria, Ana Paula Borges Miziarapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7682483506536674pt_BR
dc.description.resumoOBJETIVOS: Essa revisão objetiva buscar na literatura estratégias de manejo da seletividade alimentar em crianças autistas. FONTES DE DADOS: A revisão foi realizada nas bases de dados eletrônicas U.S National Library of Medicine  e Biblioteca Virtual em Saúde e foram utilizadas palavras-chaves combinadas entre si: transtorno do espectro autista, seletividade alimentar, terapia comportamental e terapia ocupacional. A pesquisa será composta por estudos publicados em língua portuguesa e inglesa durante o período compreendido entre 2014 e 2024, realizados com humanos. SÍNTESE DOS DADOS: Alguns autores buscaram estimular todos os sentidos tentando aumentar o contato e o interesse pelas preparações oferecidas. Propiciaram estímulos táteis, olfativos, gustativos e visuais, em oficinas culinárias e de degustação. Por outro lado, alguns autores utilizaram estratégias comportamentais para minimizar a seletividade, estimulando o consumo de alimentos pela imitação ou por meio de reforços positivos e negativos, ou mesmo por exposição alimentar e desenvolvimentos de habilidades para lidar com a ansiedade.  CONCLUSÕES: Quase todas essas estratégias trouxeram resultados positivos no comportamento alimentar das crianças com TEA, entretanto, deve-se escolher a estratégia mais adequada considerando a singularidade de cada criança. Além disso, o envolvimento de um nutricionista especializado em TEA compondo uma equipe multiprofissional pode fornecer orientações personalizadas para promover uma alimentação saudável e adequada ao desenvolvimento da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationNutriçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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