PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica
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dc.contributorBárbara Mariotto Bordin Dourado http://lattes.cnpq.br/1021206921773836pt_BR
dc.creatorZaccaro, Giovanna Antunespt_BR
dc.date.accessioned2024-06-21T18:10:06Z-
dc.date.available2024-06-21T18:10:06Z-
dc.date.issued2024-05-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7754-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is recognized as a complex neurodevelopmental disorder, which encompasses a wide range of characteristics, manifesting itself variously in each affected individual. The detection and diagnosis of this disorder are based on the careful observation of behaviors that deviate from the typical pattern, standing out for the presence of deficiencies in communication, social interaction, and the manifestation of restricted and repetitive patterns of behavior, interests, or activities. This study set out to explore the intrinsic connection between Autism Spectrum Disorder and its hereditary basis. Through the detailed identification of the genes most consistently associated with ASD, we sought to better understand the heritability of these genes concerning the incidence of the disorder and its symptoms. In addition, some general factors correlated with neurodivergence were examined, thus broadening the understanding of the broader context in which ASD is inserted. Using a robust methodological approach, a comprehensive bibliographic survey was conducted, encompassing resources from virtual libraries and specialized literature on the possible relationship between certain genes and Autism Spectrum Disorder. The results highlighted the most prominent genes in studies in which polymorphisms were identified at different loci, providing a valuable understanding of those that have the greatest influence on the manifestation of the symptoms of the disorder. This in-depth understanding of the genetic aspects underlying ASD can significantly contribute to the development of more effective early diagnosis strategies and interventions.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.titleUMA VISÃO GENÉTICA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesNão consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Katia Karina Verolli de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0087299570422353pt_BR
dc.contributor.referee2Nascente, Flávia Martinspt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5939059038842043pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é reconhecido como um distúrbio de neurodesenvolvimento complexo, que abrange uma ampla gama de características, manifestando-se de forma variada em cada indivíduo afetado. A detecção e diagnóstico desse transtorno baseiam-se na observação atenta de comportamentos que se desviam do padrão típico, destacando-se pela presença de deficiências na comunicação, interação social e pela manifestação de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Este estudo propôs-se a explorar a conexão intrínseca entre o Transtorno do Espectro Autista e sua base hereditária. Através da identificação minuciosa dos genes mais consistentemente associados ao TEA, buscou-se compreender melhor a hereditariedade desses genes em relação à incidência do transtorno e seus sintomas. Além disso, foram examinados alguns fatores gerais correlacionados à neurodivergência, ampliando assim a compreensão do contexto mais amplo no qual o TEA se insere. Utilizando uma abordagem metodológica robusta, foi conduzido um levantamento bibliográfico abrangente, abarcando recursos de bibliotecas virtuais e literatura especializada sobre a possível relação entre determinados genes e o Transtorno do Espectro Autista. Os resultados obtidos destacaram os genes mais proeminentes em estudos nos quais foram identificados polimorfismos em diferentes loci, fornecendo uma compreensão valiosa sobre aqueles que possuem maior influência na manifestação dos sintomas do transtorno. Essa compreensão aprofundada dos aspectos genéticos subjacentes ao TEA pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de estratégias de diagnóstico precoce e intervenções mais eficazes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Médicas e da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas - Modalidade Médicapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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