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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7738
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Prevalência de sintomas osteomusculares em professores e futuros professores de uma instituição de ensino superior privada de Goiânia |
Autor(es): | Oliveira, Polyana Dias Sintra de |
Primeiro Orientador: | Schmidt, Ademir |
metadata.dc.contributor.referee1: | Schmidt, Ademir |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moraes, Rafael Felipe de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Seabra, André Luis dos Santos |
Resumo: | Sintomas como dor, parestesia, sensação de peso, fadiga e redução da amplitude resultam de inflamações ou lesões nas estruturas responsáveis pelo movimento, indicando distúrbios osteomusculares. Sua prevalência pode ser atribuída à sobrecarga das estruturas anatômicas do sistema musculoesquelético, à insuficiência do tempo de recuperação e fatores psicossociais. Objetivo: Verificar a prevalência de sintomas osteomusculares de professores e futuros professores de educação física, identificando a ocorrência e a severidade dos sintomas por região anatômica. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva com recorte transversal. Participaram do estudo 102 voluntários (90 estudantes/futuros professores e 12 professores) com média de idade de 27,9±11,3 anos. Utilizou-se o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO) para avaliar a prevalência de sintomas osteomusculares. Resultados: Observou-se maior prevalência de sintomas nas regiões das costas, tanto na parte inferior quanto na parte superior e região dos joelhos. Em determinadas regiões, a ocorrência de sintomas álgicos resultou no afastamento das atividades. Destacou-se a região dos tornozelos/pés com o maior número de relatos, seguida pela região lombar, quadril/coxa e joelhos. Conclusão: Observou-se maior prevalência de sintomas na região superior e inferior das costas e joelhos. Quando comparada a prevalência entre o sexo feminino e masculino, constatou-se diferença significativa apenas na região da parte superior das costas, com níveis de dor mais elevados para o sexo feminino. |
Abstract: | Symptoms such as pain, paresthesia, sensation of heaviness, fatigue and reduced range of motion result from inflammation or injuries in the structures responsible for movement, indicating musculoskeletal disorders. Its prevalence can be attributed to the overload of the anatomical structures of the musculoskeletal system, insufficient recovery time and psychosocial factors. Objective: To verify the prevalence of musculoskeletal symptoms in physical education teachers and future teachers, identifying the occurrence and severity of symptoms by anatomical region. Methodology: Descriptive research with a cross-sectional approach developed with 102 volunteers (90 students/future teachers and 12 teachers) with an average age of 27.9±11.3 years. The Nordic Musculoskeletal Symptom Questionnaire (NMSQ) was used to assess the prevalence of musculoskeletal symptoms. Results: A higher prevalence of symptoms was observed in the back regions, both in the lower and upper parts and in the knee region. In certain regions, the occurrence of pain symptoms resulted in absence from activities. The ankle/feet region stood out with the highest number of reports, followed by the lower back, hip/thigh and knees. Conclusion: A higher prevalence of symptoms was observed in the upper and lower back and knees. When comparing the prevalence between females and males, a significant difference was found only in the upper back region, with higher pain levels for females. |
Palavras-chave: | Dor DORT Estudantes Prevalência Professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7738 |
Data do documento: | 19-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
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