PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7736
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção de qualidade de vida de futuros professores de educação física
Autor(es): Silva, Juliana Souto de Oliveira
Primeiro Orientador: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee1: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Rafael Felipe de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Marcelo de Sousa e
Resumo: Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores. É complexa e abrange vários âmbitos e pontos de vista, na qual se reconhece principalmente a área da saúde. Os futuros professores de educação física, sendo profissionais da saúde, devem buscar hábitos e rotinas saudáveis, já que serão responsáveis em disseminar os preceitos e a concepção da qualidade de vida junto aos seus alunos, para os quais serão referência. Objetivo: Identificar a percepção da qualidade de vida de futuros professores de educação física e verificar se existe diferença nessa percepção entre o sexo masculino e feminino. Método: Estudo descritivo transversal, realizado com 90 futuros professores de educação física de ambos os sexos. A avaliação da qualidade de vida foi realizada por meio dos instrumentos WHOQOL-Bref e o Medical Outcomes Study 36 - Item Short-Form Health Survey (SF-36). Resultados: Houve diferença estatisticamente significativa entre os sexos, com escores superiores para os homens nos campos relacionados aos aspectos físicos e psicológicos, capacidade funcional, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais, limitações dos aspectos emocionais e saúde mental (SF-36), e nos domínios físico e psicológico (WHOQOL-Bref). Conclusão: Os futuros professores avaliados apresentaram percepção de qualidade de vida favorável, com melhores escores nos domínios aspectos físicos e relações sociais (WHOQOL-Bref) e capacidade funcional (SF-36), embora o sexo feminino tenha demostrado escores inferiores em todos os domínios em relação aos homens.
Abstract: Quality of life is the individual's perception of their insertion in life, in the context of culture and value systems. It is complex and covers various areas and points of view, which mainly recognizes the health area. Future physical education teachers, being health professionals, must seek healthy habits and routines, as they will be responsible for disseminating the precepts and conception of quality of life among their students, for whom they will be a reference. Objective: To identify the perception of quality of life of future physical education teachers and verify whether there is a difference in this perception between males and females. Method: Cross-sectional descriptive study, carried out with 90 future physical education teachers of both sexes. Quality of life assessment was carried out using the WHOQOL-Bref instruments and the Medical Outcomes Study 36 - Item Short-Form Health Survey (SF-36). Results: There was a statistically significant difference between the sexes, with higher scores for men in the fields related to physical and psychological aspects, functional capacity, general health status, vitality, social aspects, limitations of emotional aspects and mental health (SF-36), and in the physical and psychological domains (WHOQOL-Bref). Conclusion: The future teachers evaluated presented a favorable perception of quality of life, with better scores in the physical aspects and social relationships (WHOQOL-Bref) and functional capacity (SF-36) domains, although females demonstrated lower scores in all domains in relation to men.
Palavras-chave: Educação física
Qualidade de vida
Percepção
Professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7736
Data do documento: 19-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Juliana Souto_2024.pdf398,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador