PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7736
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Juliana Souto de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-20T18:56:45Z-
dc.date.available2024-06-20T18:56:45Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7736-
dc.description.abstractQuality of life is the individual's perception of their insertion in life, in the context of culture and value systems. It is complex and covers various areas and points of view, which mainly recognizes the health area. Future physical education teachers, being health professionals, must seek healthy habits and routines, as they will be responsible for disseminating the precepts and conception of quality of life among their students, for whom they will be a reference. Objective: To identify the perception of quality of life of future physical education teachers and verify whether there is a difference in this perception between males and females. Method: Cross-sectional descriptive study, carried out with 90 future physical education teachers of both sexes. Quality of life assessment was carried out using the WHOQOL-Bref instruments and the Medical Outcomes Study 36 - Item Short-Form Health Survey (SF-36). Results: There was a statistically significant difference between the sexes, with higher scores for men in the fields related to physical and psychological aspects, functional capacity, general health status, vitality, social aspects, limitations of emotional aspects and mental health (SF-36), and in the physical and psychological domains (WHOQOL-Bref). Conclusion: The future teachers evaluated presented a favorable perception of quality of life, with better scores in the physical aspects and social relationships (WHOQOL-Bref) and functional capacity (SF-36) domains, although females demonstrated lower scores in all domains in relation to men.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titlePercepção de qualidade de vida de futuros professores de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4171-5101pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee1Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4171-5101pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Rafael Felipe dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3524903131043945pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Marcelo de Sousa ept_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8024434834035741pt_BR
dc.description.resumoQualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores. É complexa e abrange vários âmbitos e pontos de vista, na qual se reconhece principalmente a área da saúde. Os futuros professores de educação física, sendo profissionais da saúde, devem buscar hábitos e rotinas saudáveis, já que serão responsáveis em disseminar os preceitos e a concepção da qualidade de vida junto aos seus alunos, para os quais serão referência. Objetivo: Identificar a percepção da qualidade de vida de futuros professores de educação física e verificar se existe diferença nessa percepção entre o sexo masculino e feminino. Método: Estudo descritivo transversal, realizado com 90 futuros professores de educação física de ambos os sexos. A avaliação da qualidade de vida foi realizada por meio dos instrumentos WHOQOL-Bref e o Medical Outcomes Study 36 - Item Short-Form Health Survey (SF-36). Resultados: Houve diferença estatisticamente significativa entre os sexos, com escores superiores para os homens nos campos relacionados aos aspectos físicos e psicológicos, capacidade funcional, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais, limitações dos aspectos emocionais e saúde mental (SF-36), e nos domínios físico e psicológico (WHOQOL-Bref). Conclusão: Os futuros professores avaliados apresentaram percepção de qualidade de vida favorável, com melhores escores nos domínios aspectos físicos e relações sociais (WHOQOL-Bref) e capacidade funcional (SF-36), embora o sexo feminino tenha demostrado escores inferiores em todos os domínios em relação aos homens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Juliana Souto_2024.pdf398,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador