PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7734
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atividade e exercício físico como prevenção e/ou redução de sintomas de depressão e ansiedade em adolescentes em fase escolar
Autor(es): Brito, Caroline Rodrigues
Primeiro Orientador: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee1: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Marcos Paulo da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Andrea Cintia da
Resumo: A adolescência constitui um período de transição crucial entre a fase infantil e a maturidade adulta, caracterizado pela confluência de processos de desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social. Objetivo: Analisar e descrever os efeitos da atividade e do exercício físico na melhoria e/ou redução da ansiedade e depressão em adolescentes na fase escolar. Metodologia: Pesquisa de natureza indireta, pautada na revisão bibliográfica. A base de dados adotada foi o Portal de Periódicos da CAPES. Os critérios para seleção dos estudos contemplaram as palavras-chave adolescente, atividade física, exercício físico, depressão e ansiedade, bem como a delimitação da faixa etária do público adolescente. Adicionalmente, foram considerados como critérios os periódicos científicos avaliados por pares, estudos do tipo ensaio clínico randomizado e controlado, cujas publicações tenham ocorrido nos últimos cinco anos (2019 a 2024). Resultados: Os cinco estudos abordados nesta análise investigativa analisaram os efeitos da atividade física e do exercício físico na redução dos sintomas depressivos e ansiosos, enfatizando os benefícios dessas práticas para a saúde mental dos adolescentes. Conclusão: Necessidade de implementação de políticas e programas de saúde pública que fomentem a adesão regular a atividades físicas entre os adolescentes, não apenas como uma estratégia para a promoção da saúde física, mas também como uma ferramenta eficaz na promoção do bem-estar psicológico e na prevenção de distúrbios mentais. Os estudos mostram que o exercício regular pode melhorar a concentração, a memória e o desempenho acadêmico dos alunos, além de reduzir o estresse, a ansiedade e os sintomas de depressão.
Abstract: Adolescence constitutes a crucial transition period between childhood and adult maturity, characterized by the confluence of physical, mental, emotional, sexual and social development processes. Objective: To analyze and describe the effects of physical activity and exercise on improving and/or reducing anxiety and depression in adolescents at school. Methodology: Indirect research, based on bibliographic review. The database adopted was the CAPES Periodicals Portal. The criteria for selecting the studies included the keywords adolescent, physical activity, physical exercise, depression and anxiety, as well as delimiting the age range of the adolescent audience. Additionally, peer-reviewed scientific journals and randomized controlled clinical trials, whose publications occurred in the last five years (2019 to 2024), were considered as criteria. Results: The five studies covered in this investigative analysis analyzed the effects of physical activity and physical exercise in reducing depressive and anxious symptoms, emphasizing the benefits of these practices for adolescents' mental health. Conclusion: Need to implement public health policies and programs that encourage regular adherence to physical activities among adolescents, not only as a strategy for promoting physical health, but also as an effective tool in promoting psychological and in the prevention of mental disorders. Studies show that regular exercise can improve students' concentration, memory, and academic performance, as well as reduce stress, anxiety, and symptoms of depression.
Palavras-chave: Adolescentes
Atividade física
Exercício físico
Depressão
Ansiedade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7734
Data do documento: 19-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Caroline Brito_2024.pdf409,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador