PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7720
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA CEFALEIA EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE.
Autor(es): Gonçalves, Ana Lara Lobo
Kihara, Brunna Hatsune
Primeiro Orientador: Simões, Luciana Leite Pineli
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Simões, Luciana Leite Pineli
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Leslivan Ubiratan de
metadata.dc.contributor.referee3: Não consta na lista (Orientadores e membros)
Resumo: Introdução: Cefaleia tensional e enxaquecas são consideradas a sétima maior causa de incapacidade no mundo, inclusive entre profissionais de saúde. A acupuntura traz benefícios, reduzindo intensidade e frequência. No Brasil, é uma das práticas integrativas reconhecidas pelo SUS e oferecida em unidades de saúde. Porém, pouco se tem publicado em relação a seu uso no contexto da Saúde do Trabalhador. Objetivos: Avaliar o impacto da acupuntura no tratamento de cefaleia em profissionais de saúde de um hospital de referência em infectologia. Métodos: Realizou-se estudo de coorte com 30 profissionais de saúde com queixa de cefaleia no Hospital de Doenças Tropicais em Goiás, Brasil. Oito sessões de tratamento foram aplicadas durante quatro semanas. O Headache Disability Inventory - Brasil (HDI-Brasil) foi avaliado no início do estudo (pré-tratamento), imediatamente após a intervenção (pós-tratamento) e no acompanhamento, quatro semanas após a conclusão da intervenção (follow-up). Resultados: Houve melhora estatisticamente significante das pontuações do HDI-Brasil no pós-tratamento (p=0,0029) e follow-up (p=0,0332), quando comparados ao pré-tratamento. Não houve aumento estatisticamente significativo do follow-up, quando comparado ao pós-tratamento (p=0,9295), o que sugere manutenção do efeito da intervenção ao longo do tempo. Também se observou decréscimo nas medidas de frequência (p=0,0009) e intensidade (p=0,0471) da cefaleia durante o tempo de estudo. Conclusão: A acupuntura foi efetiva na redução de intensidade e frequência das dores e incapacidades relacionadas a cefaleia, em profissionais da área da saúde. Iniciativas semelhantes de serviços de acupuntura no contexto de saúde do trabalhador são sugeridas para garantir cuidados voltados ao profissional de saúde.
Palavras-chave: acupuntura
cefaleia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7720
Data do documento: 27-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Acupuntura e Cefaleia FINAL PORTUGUES.pdf
  Restricted Access
624,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador